Lisboa
Lisboa
Portugal
Imagem
Portugal
Breve história

Lisboa é a capital e a maior cidade do país, e ainda capital do Distrito e da Área Metropolitana do mesmo nome, sendo considerada uma cidade global Alfa. Desde 8 de novembro de 2012, a cidade está dividida em 24 freguesias , algumas ainda em fase de implementação, em vez das 53 que até então existiam. A Área Metropolitana de Lisboa é formada por 18 municípios. Situada na margem norte do rio Tejo, a cidade liga-se à margem sul por duas pontes: a ponte 25 de Abril (1966), uma ponte suspensa rodoviária e ferroviária que faz a ligação entre Lisboa a Almada; a ponte Vasco da Gama (1998), com 17,3 km de comprimento, que liga Lisboa e Sacavém ao Montijo e a Alcochete. É a ponte mais longa da Europa e a 9.ª mais longa do mundo. Lisboa possui três universidades públicas, diversos institutos e escolas superiores, e várias universidades privadas. No domínio científico, existem diversas organizações, públicas e privadas dedicadas à investigação e desenvolvimento (I&D), que, nas suas respetivas áreas, são consideradas de referência. A cidade tem uma vida cultural intensa com uma oferta permanente e diversificada e, dada a sua localização privilegiada à beira do rio Tejo, tem sido palco de importantes eventos internacionais, culturais e desportivos, como a Capital Europeia da Cultura 1994, Expo 98, Tenis World Masters 2001, Gymnastrada 2003, Euro 2004, 50 anos das Tall Ships’ Races 2012, e muitos outros. É uma cidade eminentemente cosmopolita que acolhe como residentes pessoas oriundas de diferentes partes do mundo, como os países eslavos, Nepal, Paquistão, Índia e, em particular e em grande número, pessoas vindas dos países africanos de língua oficial portuguesa e do Brasil. Lisboa mantém relações privilegiadas com diversas cidades com as quais tem acordos de geminação, com destaque para os países de língua oficial portuguesa , e acordos de cooperação e amizade. Com uma história muito antiga e rica que faz perder a sua origem na bruma dos séculos, Lisboa cresceu a partir da colina do Castelo. Foi habitada por Fenícios, Gregos, Romanos e Mouros e, em 1147, conquistada por D. Afonso Henriques. Em 1255, Lisboa tornava-se capital do reino. Transformou-se em cais de partida das naus e caravelas que descobriram novos mundos e centro mercantil onde chegavam e se negociavam as especiarias do Oriente, numa gesta celebrada pela Torre de Belém, joia arquitetónica do século XVI, quando Portugal foi de facto uma potência global, e pelo Mosteiro dos Jerónimos, da mesma época, ambos classificados pela UNESCO, em 1983, como Património Cultural da Humanidade, ambos incluídos na Lista das 7 Maravilhas de Portugal, em 2007. Lisboa foi o palco onde povos, culturas e saberes distantes e diferentes se apresentaram à Europa. Esta universalidade feita de pluralidade ainda hoje caracteriza o viver cosmopolita da Lisboa dos vales e colinas abertas sobre o Tejo.
A unidade na diversidade verifica-se igualmente na coexistência de novas e velhas zonas, como o Parque das Nações, que reabilitou a degradada zona oriental da cidade para albergar a Exposição Mundial dos Oceanos, em 1998, e a Baixa pombalina, renascida dos escombros do terramoto de 1755 e candidata a Património da Humanidade. Mas nem só de monumentos é feita a alma de uma cidade e, em 2011, Lisboa viu a sua canção popular, o Fado, igualmente distinguido pela UNESCO como parte do Património Imaterial da Humanidade. Em Lisboa situam-se as principais estruturas do poder político e económico do país e ainda sedes de organismos internacionais de relevo, como a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), a Agência Europeia de Segurança Marítima e o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência.

Descrição
Área
84,8 km2
População
547 631 habitantes (Censos 2011)
Clima
Mediterrânico, influenciado pela corrente do Golfo. Em anos típicos, os verões são quentes e secos e os invernos, frescos e chuvosos
Recursos Económicos
Principal centro financeiro do país,com um dos portos mais ativos da Europa.Na Área Metrop., 2º centro financeiro e económico da Península Ibérica,concentram-se grandes complexos industriais:refinarias de petróleo,têxteis,estaleiros,siderurgia e pescas
Elementos Institucionais
Adesão à UCCLA
1985 sendo membro fundador
Aniversário
13 de junho
Presidente da Câmara Municipal
Carlos Manuel Félix Moedas
Morada

Câmara Municipal de Lisboa
Praça do Município
1100-365 Lisboa, Portugal

UCCLA vai acolher lançamento do livro “Poemas e Contos da Mensagem” de Tomás Medeiros

Terá lugar no dia 8 de novembro, às 18 horas, o lançamento do livro “Poemas e Contos da Mensagem” da autoria de Tomás Medeiros. Trata-se dos poemas e contos publicados entre o final dos anos 1950 e início de 1960 na revista “Mensagem” de Lisboa, na segunda série da revista “Cultura” de Luanda, e na antologia “Poetas de S. Tomé e Príncipe” da Casa dos Estudantes do Império.

O livro conta com a chancela da Editorial Caminho.

O lançamento do livro terá transmissão, em direto, através da página do Facebook da UCCLA através do link https://www.facebook.com/UniaodasCidadesCapitaisLinguaPortuguesa

 

livro “Poemas e Contos da Mensagem” de Tomás Medeiros

 

Sinopse:

«Sob o título Poemas e Contos da Mensagem reúnem-se os poemas e contos publicados entre o final dos anos 1950 e o início dos anos 1960 por Tomás Medeiros na revista Mensagem de Lisboa, na segunda série da revista Cultura de Luanda, e na antologia Poetas de S. Tomé e Príncipe da Casa dos Estudantes do Império. Os contos foram publicados sob o pseudónimo de Alves Preto. Este volume inclui também quatro poemas inéditos. O breve ciclo literário que surgiu no seio da revista Mensagem durante a sua segunda série, entre 1957 e 1964, constitui um dos momentos decisivos da produção poética africana em língua portuguesa.»
João Manuel Neves


Biografia do autor:

António Alves Tomás Medeiros nasceu na ilha de São Tomé, São Tomé e Príncipe, em 1931. Instalou-se em Lisboa, em 1946, onde frequentou o ensino secundário e cursou Medicina, tendo estabelecido, desde cedo, fortes relações de amizade com Amílcar Cabral e Mário de Andrade. Foi muito ativo na Casa dos Estudantes do Império, onde assumiu cargos ao nível diretivo desde 1957. Participou nas atividades do Centro de Estudos Africanos, entre 1951 e 1953, na fundação do Movimento Anti-Colonial, em 1957-1958, e na formação de algumas das principais organizações independentistas relacionadas com as colónias portuguesas. Em 1961, integrou o grupo de cerca de 100 estudantes das colónias que fugiriam de Lisboa para Paris. Refugiou-se depois na União Soviética onde concluiu os estudos de Medicina. Foi responsável pelos serviços de saúde das bases do MPLA na frente de Cabinda entre 1964 e 1965. Foi secretário-geral do Comité de Libertação de São Tomé e Príncipe entre 1965 e 1966. Viveu em Argel entre 1966 e 1975. Volta a instalar-se em Lisboa, em 1977, onde vem a falecer em 2019.

Imagem
poemas_e_contos_da_mensagem-noticias

Lançamento do livro “História de Angola” de Alberto Oliveira Pinto

Terá lugar, no dia 7 de novembro, às 18 horas, o lançamento da quarta edição da obra “História de Angola - Da Pré-História ao Início do Século XXI” da autoria de Alberto Oliveira Pinto, no auditório da UCCLA.

A obra, com a chancela da Guerra & Paz Editores, será apresentada por Jean-Michel Mabeko-Tali, Professor da Harward University.

O lançamento do livro terá transmissão, em direto, através da página do Facebook da UCCLA através do link https://www.facebook.com/UniaodasCidadesCapitaisLinguaPortuguesa

 

Lançamento do livro “História de Angola” de Alberto Oliveira Pinto


Sinopse:

É a primeira e única História de Angola escrita em 50 anos de Independência de Angola.


Biografia do autor:

Alberto [Manuel Duarte de] Oliveira Pinto nasceu em Luanda, Angola, a 8 de janeiro de 1962.
É Doutor (2010) e Mestre (2004) em História de África pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), onde colaborou como docente no Departamento de História. Lecionou, igualmente, noutras universidades portuguesas e também em universidades estrangeiras na qualidade do professor convidado. Presentemente é investigador da Universidade de Lisboa. 
É autor de diversos romances e livros ensaísticos sobre a História de Angola, tendo ganho por duas vezes o Prémio Sagrada Esperança: em 1998, com o romance Mazanga, e em 2017, com o livro de ensaios Imaginários da História Cultural de Angola. O seu maior êxito foi História de Angola. Da Pré-História ao Início do Século XXI, primeira experiência no género em 40 anos de Independência de Angola, publicado em primeira edição em 2016 e agora em 4.ª edição.
Desde 2018, coordena o Curso Livre História de Angola da UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, de que decorre a série do Youtube Fragmentos da História de Angola, com Anabela Carvalho. Em 2021, criou com o filho, João Alberto Freire de Oliveira Pinto, igualmente no Youtube, o programa de sucesso Lembra-te, Angola.

Imagem
capa-historia_de_angola-noticias

Delegação de Timor-Leste em troca de experiências no Município de Lisboa

No dia 10 de outubro, a UCCLA em conjunto com a Câmara Municipal de Lisboa promoveu encontros e visitas de trabalho aos presidentes das Autoridade Municipais de Aileu, Díli, Ermera e Liquiçá que se encontram em Portugal no âmbito de uma delegação do Ministério da Administração Estatal de Timor-Leste.

A troca de experiências versou sobre as áreas da gestão cemiterial, incluindo uma visita ao Cemitério do Alto de São João, o Atendimento aos Cidadãos e a Formação Municipal.

Igualmente, nesse dia, uma delegação chefiada pelo Secretário de Estado da Toponímia e Organização Urbana do Ministério da Administração Estatal, Germano Brites Dias, teve a oportunidade de ser recebido pelo presidente do Conselho de Administração da Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa (EMEL), Carlos Baptista da Silva, e sua equipa de quadros técnicos, bem como assistir a uma apresentação sobre o sistema de mobilidade da cidade de Lisboa. As partes demonstraram abertura para uma eventual colaboração, nomeadamente em matéria de enquadramento legislativo e de soluções adaptadas às necessidades e à realidade da cidade de Díli.

 

Delegação de Timor-Leste em troca de experiências no Município de Lisboa  Delegação de Timor-Leste em troca de experiências no Município de Lisboa

 

Imagem
reuniao

UCCLA acolheu lançamento do livro “Missão Dimix” de Mirian de Deus

Com o objetivo de dar maior visibilidade e apoio à Missão Dimix - que tem por objeto a promoção e defesa dos Direitos Humanos, especialmente das crianças e jovens em São Tomé e Príncipe - a escritora Mirian de Deus lançou, no dia 10 de outubro, o livro “Missão Dimix - As crianças salvam e protegem a vida marinha”, no auditório da UCCLA.

A Missão Dimix transforma a vida de crianças e jovens, preparando-os para serem verdadeiros agentes de mudança na nossa sociedade. De referir que 50% do valor do livro será enviada para a Missão Dimix para que os meninos da Água-Izé - São Tomé e Príncipe possam dar continuidade aos estudos.

Veja a transmissão em direto do lançamento do livro “Missão Dimix”

 

Missao Dimix_DSC08326

Missao Dimix_DSC08334  Missao Dimix_DSC08335  Missao Dimix_DSC08344

Missao Dimix_DSC08364  Missao Dimix_DSC08368  Missao Dimix_DSC08373

Missao Dimix_6257  Missao Dimix_6260  Missao Dimix_6262

 

Sinopse do Livro:

A produção em massa e o consumo excessivo desencadearam uma grande onda de poluição das águas, o que pode afetar a saúde humana, a vida marinha, e comprometer a biodiversidade. Como terá a Missão Dimix contribuído para salvar a vida marinha?

Biografia:
Nasceu em São Tomé e Príncipe, dia 1 de setembro de 2000. Filha de Maria Izilda Cabral Gomes Duarte e de Manuel Argentino da Madre de Deus, natural de São Tomé. Ficou órfã dos pais aos 5 anos, em julho de 2006, vítimas de acidente de viação. Foi criada pelos familiares maternos e num colégio de Madres onde aprendeu muito sobre viver em comunidade. É licenciada e mestre em Bioquímica. Em 2021, lançou a sua primeira obra poética intitulada “Pérolas Soltas”. Em 2022, lançou a sua segunda obra “Os Tesouros do Pico Cão Grande”.

Missão Dimix:
A ASSOCIAÇÃO MISSÃO DIMIX é uma associação sem fins lucrativos, que nasceu em 2016 a partir do desafio de Sónia Pessoa aos seus amigos, unidos por uma causa para criar um projeto de partilha e juntos darem as mãos a crianças e jovens de São Tomé e Príncipe. Tem, desde 2017, o estatuto de Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD). A Missão Dimix tem por objetivo a promoção e defesa dos Direitos Humanos, especialmente das crianças e jovens, apoio ao desenvolvimento nas áreas da Educação, Ambiente, Saúde e Igualdade.

https://www.missaodimix.org

Imagem
UCCLA acolheu lançamento do livro “Missão Dimix” de Mirian de Deus

Secretário-geral da UCCLA recebeu certificado de sócio honorário da Casa de Angola de Coimbra

O Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, recebeu, no dia 7 de outubro, o certificado de sócio honorário da Casa de Angola em Coimbra, entregue por Rui Amado, pelo apoio prestado e pela disponibilidade em participar em diversas iniciativas da instituição.

 

Oferta da Casa de Angola de Coimbra

 

De referir que a entrega decorreu no âmbito de uma reunião entre a ANAM - Associação Nacional de Assembleias Municipais e a AIMA - Agência para a Integração, Migrações e Asilo, nas instalações da UCCLA, tendo Vitor Ramalho recebido, também, uma estatueta que é o símbolo da ANAM, entregue por António Pires Afonso, Secretário-geral da associação.

Oferta da Anam

Imagem
oferta_da_casa_de_angola_de_coimbra

2.ª edição do IDE Insights & Boas Práticas na UCCLA

O auditório da UCCLA vai receber, no dia 17 de outubro, a partir das 10 horas, a 2.ª edição do IDE Insights & Boas Práticas, um evento que vai abordar temas cruciais para quem procura liderar a transformação social e empresarial.

Este encontro, gratuito, reunirá oradores influentes e empresas que estão a liderar a inclusão e a sustentabilidade, com especial destaque para as boas práticas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) e foco no "S" do ESG (Environmental, Social, and Governance).

Nesta edição vão estar reunidos cerca de 150 líderes de empresas nacionais e internacionais dos países de língua portuguesa, agentes sociais, investidores, empreendedores e decisores comprometidos em fomentar a inovação e o impacto social positivo.

Oradores confirmados:
- Rita Távora, Responsável de Desenvolvimento de Talento na IKEA Portugal;
- Adriana Carvalho, Head do Grupo de Engajamento do W20 Brasil;
- Thiago Amaral, Coordenador de Pluralidade do Rock in Rio;
- Nathalie Ballan, CEO da Sair da Casca;
- Diogo Vieira da Silva, Impact Centers Officer, Innovation X Hub - Porto Business School; - André Gerson, CEO do GCIMEDIA Group;
- Ana Coelho, Plataforma Lisboa Sustentável Empresas da Câmara Municipal de Lisboa; - Ana Borges, Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género;
- Cláudia Silva, Embaixadora da Women in Tech Portugal (WIT);
- Eliana Medeiros, Vice-Presidente da Comissão Executiva da CE-CPLP.


Painéis:
1. Inclusão, Diversidade e Equidade: Boas Práticas que Transformam Realidades;
2. Sustentabilidade e ESG em Ação: Inovação que Impacta;
3. Brasil, Portugal e África: Unindo Culturas para Construir um Futuro Inovador.

É um evento gratuito e aberto ao público, sendo necessária apenas a inscrição prévia para garantir o lugar, através do endereço www.idesocialhub.org


Sobre o IDE:
O evento é promovido pelo IDE Social Hub, uma Social Tech dedicada a transformar empresas e indivíduos por meio da promoção da Inclusão, Diversidade e Equidade nas áreas de tecnologia e digital. Fundada em 2022, em colaboração com instituições e parceiros estratégicos focados em negócios de impacto social, o IDE tem como missão integrar grupos historicamente sub-representados, como mulheres, profissionais 50+, minorias étnicas, imigrantes e pessoas com deficiência, ampliando sua visibilidade e participação no ecossistema empresarial.
À frente da iniciativa está Elisangela Souza, a primeira mulher negra brasileira a fundar uma start-up de impacto social na Europa, uma conquista que lhe rendeu, em 2023, o reconhecimento como uma das Top 100 Women Leaders in Social Enterprise pela Euclid Network (EN).

Imagem
2.ª edição do IDE Insights & Boas Práticas na UCCLA

Apresentação da Black Inspiration Talks na UCCLA

Decorreu, no dia 3 de outubro, no auditório da UCCLA, a primeira edição das Black Inspiration Talks (BIT), uma plataforma que pretende dar a conhecer a jornada, o crescimento e o destaque profissional da comunidade negra e não branca nascida ou originária dos PALOP em Portugal e na Europa.

A iniciativa nasceu da visão da empreendedora Mónica Soares, portuguesa de ascendência cabo-verdiana com uma longa carreira na implementação e internacionalização de marcas nacionais e internacionais do segmento premium. Esta proximidade às marcas e mercados de excelência permitiu-lhe descobrir aquele que considera ser o propósito do BIT: “inspirar, orientar e conectar profissionais e empreendedores” com base em princípios de diversidade, equidade e igualdade.

Histórias motivadoras e testemunhos surpreendentes narrados por oradores de diversas origens geográficas e áreas profissionais, que têm em comum o combate aos estereótipos, a desconstrução do passado colonialista e a conquista de um lugar de pertença, foram os contributos para um evento que contou com sala cheia.

Comunicado de imprensa da Black Inspiration Talks

Imagem
monica_soares

Lançamento do livro “Missão Dimix” na UCCLA

Com o objetivo de dar maior visibilidade e apoio à Missão Dimix - que tem por objeto a promoção e defesa dos Direitos Humanos, especialmente das crianças e jovens em São Tomé e Príncipe - a escritora Mirian de Deus vai lançar, no dia 10 de outubro, às 17 horas, o livro “Missão Dimix - As crianças salvam e protegem a vida marinha”, no auditório da UCCLA.

A Missão Dimix transforma a vida de crianças e jovens, preparando-os para serem verdadeiros agentes de mudança na nossa sociedade. Este evento será uma excelente oportunidade para divulgar o trabalho da Missão Dimix, assim como reunir apoiantes, parceiros e a comunidade em geral em torno desta causa tão nobre. Alem disso, 50% do valor do livro será enviada para a Missão Dimix para que os meninos da Água-Izé – São Tomé e Príncipe possam dar continuidade aos estudos.


O lançamento do livro terá transmissão, em direto, através da página do Facebook da UCCLA através do link https://www.facebook.com/UniaodasCidadesCapitaisLinguaPortuguesa

 

Convite


Sinopse do Livro:
A produção em massa e o consumo excessivo desencadearam uma grande onda de poluição das águas, o que pode afetar a saúde humana, a vida marinha, e comprometer a biodiversidade. Como terá a Missão Dimix contribuído para salvar a vida marinha?


Biografia:
Nasceu em São Tomé e Príncipe, dia 1 de setembro de 2000. Filha de Maria Izilda Cabral Gomes Duarte e de Manuel Argentino da Madre de Deus, natural de São Tomé. Ficou órfã dos pais aos 5 anos, em julho de 2006, vítimas de acidente de viação. Foi criada pelos familiares maternos e num colégio de Madres onde aprendeu muito sobre viver em comunidade. É licenciada e mestre em Bioquímica. Em 2021, lançou a sua primeira obra poética intitulada “Pérolas Soltas”. Em 2022, lançou a sua segunda obra “Os Tesouros do Pico Cão Grande”.


Missão Dimix:
A ASSOCIAÇÃO MISSÃO DIMIX é uma associação sem fins lucrativos, que nasceu em 2016 a partir do desafio de Sónia Pessoa aos seus amigos, unidos por uma causa para criar um projeto de partilha e juntos darem as mãos a crianças e jovens de São Tomé e Príncipe. Tem, desde 2017, o estatuto de Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD). A Missão Dimix tem por objetivo a promoção e defesa dos Direitos Humanos, especialmente das crianças e jovens, apoio ao desenvolvimento nas áreas da Educação, Ambiente, Saúde e Igualdade.

https://www.missaodimix.org

Imagem
Lançamento do livro “Missão Dimix” na UCCLA

Reunião com Academia Galega da Língua Portuguesa

Decorreu no dia 1 de outubro, uma reunião entre o Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, e o presidente da Academia Galega da Língua Portuguesa, António Gil Hernández, com vista a dar a conhecer a criação do Observatório da Lusofonia – iniciativa promovida com o apoio dos Ministérios da Cultura e dos Negócios Estrangeiros de Espanha.

 

AcademiaGalega_DSC08021  AcademiaGalega_DSC08041
 

António Gil Hernández veio acompanhado pela Secretária-geral, Maria Dovigo, e pelo secretário da Comissão Executiva, José Cristóvão.

A delegação da Academia Galega informou que teve reuniões anteriores com o Governo da Região da Galiza e com a CPLP.

Pela importância que a Academia Galega tem e pelo galaico português, foi sugerido contactos com entidades de língua portuguesa ligadas à cultura, como a Casa da Cultura da Guiné-Bissau, Casa do Brasil e o Centro Cultural de Cabo Verde.

De referir que a UCCI - União das Cidades Capitais Iberoamericanas irá realizar um encontro, nos dias 30 e 31 de outubro, dedicado à língua portuguesa. Assim, foi também sugerido um contacto com a UCCI.

No final da reunião, a delegação visitou a exposição “Aqui e Agora” de artistas de Macau, patente na UCCLA, até ao dia 20 de dezembro de 2024.


Academia Galega da Língua Portuguesa

 

 

 

Imagem
academia galega

Delegação do Ministério da Administração Estatal de Timor-Leste visita a UCCLA

A UCCLA recebeu, dia 30 de setembro, uma delegação do Ministério da Administração Estatal (MAE) de Timor-Leste, chefiada pelo Vice-Ministro Jacinto Rigoberto Gomes de Deus, acompanhado pelo Secretário de Estado dos Assuntos de Toponímia e Organização Urbana, Germano Brites, presidentes dos municípios de Díli, Aileu, Bobonaro, Ermera e Liquiçá, altos funcionários do MAE, Embaixadora de Timor-Leste em Portugal, Isabel Amaral Guterres, e demais individualidades do corpo diplomático.

 

DelegacaoTL_DSC07899  DelegacaoTL_DSC07923  DelegacaoTL_DSC07932

DelegacaoTL_DSC07946  DelegacaoTL_DSC07953  DelegacaoTL_DSC07955


Na receção e após a visita a uma exposição, patente na galeria da UCCLA e dedicada a Macau, teve lugar um encontro entre a delegação e os colaboradores da UCCLA.

O Secretário-geral da UCCLA, Vítor Ramalho, elencou resumidamente as cidades e empresas que compõem os órgãos da UCCLA e fez um breve resumo das várias iniciativas e ações em que a organização esteve envolvida ou ainda está envolvida, como é o exemplo do projeto “Parceria para o Reforço da Governação Urbana, Inclusão Social e Promoção do Empreendedorismo em Díli, Timor-Leste”, projeto implementado em parceria com a Autoridade Municipal de Díli (AMD) e a Câmara Municipal de Lisboa (CML), financiado pela União Europeia e com cofinanciamento pela parceira AMD, através do Governo de Timor-Leste.

O Secretário-geral enfatizou a importância do aprofundamento das relações com Timor-Leste e com as suas cidades membro, estando a UCCLA muito empenhada numa crescente dinamização de parcerias e numa colaboração muito ativa entre cidades de língua portuguesa e as cidades amigas de Timor-Leste.

Por sua vez, o Ministro da Administração Estatal e o Secretário de Estado de Toponímia e Organização Urbana, nas suas elocuções, sublinharam a relevância da cooperação com a UCCLA, municípios e entidades portuguesas para a consolidação do processo de descentralização em Timor-Leste e maior autonomia dos municípios.

O presidente do município de Díli, Gregório da Cunha Saldanha, entidade parceira e beneficiária do projeto supracitado, sublinhou a determinação em fortalecer a parceria existente com a UCCLA e a Câmara Municipal de Lisboa e o desejo de que as ações em curso, com o inegável apoio financeiro da União Europeia, permitam melhor capacitar os funcionários municipais e consequentemente responder a algumas das necessidades da cidade e dos seus munícipes.

O Ministério da Administração Estatal de Timor-Leste tem a tutela de todos os 13 municípios e de uma região administrativa especial (Oe-Cusse Ambeno, enclave no lado ocidental da ilha e em território indonésio), existentes no país.

Imagem
Delegação do Ministério da Administração Estatal de Timor-Leste visita a UCCLA