Teve lugar, no dia 7 de novembro, o lançamento da quarta edição da obra “História de Angola - Da Pré-História ao Início do Século XXI” da autoria de Alberto Oliveira Pinto, no auditório da UCCLA.
A obra, com a chancela da Guerra & Paz Editores, foi apresentada por Jean-Michel Mabeko-Tali, Professor da Harward University.
O Secretário-geral da UCCLA, Luís Álvaro Campos Ferreira, deu as boas-vindas a todos os presentes e afirmou que “tenho a certeza, pelo que conheço do Senhor Professor (Alberto Oliveira Pinto), do que tenho lido e escutado, de gente que o conhece bem, estamos perante um livro independente, esclarecedor, isento, um livro que faz um relato histórico de diversas fases de Angola, de fases muito diferentes”.
Sinopse:
É a primeira e única História de Angola escrita em 50 anos de Independência de Angola.
Biografia do autor:
Alberto [Manuel Duarte de] Oliveira Pinto nasceu em Luanda, Angola, a 8 de janeiro de 1962.
É Doutor (2010) e Mestre (2004) em História de África pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), onde colaborou como docente no Departamento de História. Lecionou, igualmente, noutras universidades portuguesas e também em universidades estrangeiras na qualidade do professor convidado. Presentemente é investigador da Universidade de Lisboa.
É autor de diversos romances e livros ensaísticos sobre a História de Angola, tendo ganho por duas vezes o Prémio Sagrada Esperança: em 1998, com o romance Mazanga, e em 2017, com o livro de ensaios Imaginários da História Cultural de Angola. O seu maior êxito foi História de Angola. Da Pré-História ao Início do Século XXI, primeira experiência no género em 40 anos de Independência de Angola, publicado em primeira edição em 2016 e agora em 4.ª edição.
Desde 2018, coordena o Curso Livre História de Angola da UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, de que decorre a série do Youtube Fragmentos da História de Angola, com Anabela Carvalho. Em 2021, criou com o filho, João Alberto Freire de Oliveira Pinto, igualmente no Youtube, o programa de sucesso Lembra-te, Angola.