O Centro Científico e Cultural de Macau em Lisboa acolheu, dia 20 de novembro, a V Conferência Internacional sobre a Cooperação entre Portugal e a China, que contou com a intervenção do Secretário-geral da UCCLA, Luís Álvaro Campos Ferreira, na sessão de abertura.
Para o Embaixador da República Popular da China em Portugal, Zhao Bentang, merece relevo a proximidade entre a China e Portugal, num relacionamento antigo e profícuo. “Olhando para a História” referiu o Chefe da Missão chinesa, “é difícil encontrar duas nações com uma tão longa e estável relação de amizade.” Aludiu, além disso, ao significado da parceria estratégica, firmada entre ambos os Estados, em 2005, bem como ao Fórum Macau, a plataforma para investimentos, e a cooperação no setor da cultura.
O Secretário-geral Luís Álvaro Campos Ferreira enalteceu a criação da UCCLA, em 1985, como um espaço alicerçado na história, língua e cultura comuns dos povos e das cidades que falam português, um idioma falado por cerca de 260 milhões de pessoas, e língua de trabalho em 32 organizações internacionais, com a legítima expectativa de passar, igualmente, a idioma oficial das Nações Unidas, até 2030. De facto, asseverou o Secretário-geral, prevê-se que o português seja falado por mais de 380 milhões de cidadãos, em 2050 e, mais adiante no tempo, por meio milhão de pessoas. Luís Álvaro Campos Ferreira acrescentou ainda, promover a UCCLA “a cooperação entre cidades, com base num extraordinário património comum, a nossa língua; e atualmente, perante o flagelo de várias guerras, o mundo necessita de cooperação e de diálogo, com empenho e determinação”.
De referir que a sessão de abertura contou, ainda, com as intervenções de Carmen Amado Mendes, presidente do Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM), Paulo Jorge Nascimento, Embaixador de República de Portugal na China (online), Gao Haihong, presidente do Centro de Investigação de Finanças Internacionais, do Instituto Nacional de Estratégia Global (NIGS), da Academia de Ciências Sociais da China, e Alberto Laplaine Guimarães, Secretário-geral da Câmara Municipal de Lisboa.