Fórum de Economistas das Cidades de Língua Portuguesa

Fórum de Economistas das Cidades de Língua Portuguesa

Perante uma sala cheia, o 2.º Fórum de Economistas das Cidades de Língua Portuguesa reuniu, no dia 27 de setembro, no auditório da UCCLA, importantes nomes da economia nacional e internacional, em torno do tema “Multipolaridade, Geoeconomia e Lusofonia”.

O evento, organizado pela UCCLA, Alecon - Associação Lusófona de Economia e Ordem dos Economistas, contou com a presença de especialistas do setor público, académico e empresarial, que abordaram temas como “A UE, a Multipolaridade e a Lusofonia”, “O papel dos agentes económicos na política de cooperação”, “Da relevância estratégica do Atlântico Sul”, “O papel das instituições representativas dos economistas” e “O papel da CPLP na economia global”.

Relembrando que a UCCLA “foi a primeira associação criada após a Revolução do 25 de Abril, com o objetivo de aprofundar as relações com os povos de língua portuguesa através das cidades”, Vitor Ramalho adiantou que esta “interação quotidiana com as cidades associadas da UCCLA fez-me assumir, como cidadão de todas elas, com os pés assentes, uma cultura universalista e tolerante forjada por encontros seculares”.

Destacando que hoje o mundo é “multipolar”, o “reforço da lusofonia” constitui um “instrumento de defesa contra novos interesses hegemónicos”, pelo que se deverá “convergir o papel dos agentes económicos na política de cooperação”. O Secretário-geral afirmou, ainda, que “porque não há futuro sem memória, a homenagem final deste programa envolve uma personalidade prestigiada, impulsionador da ciência económica no domínio da consultoria”.

Agradeceu a presença de todos e fez uma menção especial à Primeira Dama de Angola, o “país que me viu nascer na Caála”.


O Bastonário da Ordem dos Economistas, António Mendonça, fez uma breve incursão sobre a criação deste Fórum, e por sua vez da criação da Associação Lusófona de Economia – ALECON, destacando a importância desta na “promoção do debate das realidades económicas e empresariais dos diferentes países de língua oficial portuguesa e da cooperação no seio das organizações que conjuntamente integram. Isto, com o propósito de contribuir para a valorização do potencial económico destes países e a dinamização dos seus empresários, a par do desenvolvimento económico, político e social sustentado e equilibrado, numa lógica de entreajuda”.

Para o Bastonário, nesta edição do Fórum irão participar “especialistas de diversa natureza, de Economia, Diplomacia, Defesa, Geopolítica e outros temas, muitos dos quais tiveram papel de relevo nos governos e outras instituições dos países lusófonos e continuam a ser uma referência na discussão dos diversos temas, quer a nível interno dos países quer a nível internacional”, destacando a presença de “representantes de todos os países lusófonos”.

António Mendonça destacou a cerimónia da atribuição do título de “Economista Emérito”, ao Prof. Doutor Américo Ramos dos Santos, “um Economista que, para além da brilhante carreira académica, onde foi praticamente tudo, de professor a investigador, passando por atividades de direção científica, pedagógica, administrativa e muitas outras, produtor de uma vasta e longa obra de publicações”, enaltecendo a participação da “Dr.ª Ana Lourenço, Economista de formação, Primeira-Dama de Angola e ex-ministra da Economia, com quem o nosso colega Américo Ramos dos Santos estabeleceu uma relação profissional sólida ao longo de muitos anos de trabalho e cooperação e que fará o elogio do curriculum do homenageado”. Finalizou, afirmando que esta participação constitui um “forte sinal da amizade que liga Angola a Portugal e um incentivo a que continuemos, por todas as formas, a aprofundar as nossas relações de cooperação”.


Com a participação de representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe, o fórum abordou temas emergentes e os especialistas destacaram a importância de fortalecer o papel da economia numa perspetiva global.

Um dos pontos altos do evento, foi a homenagem da primeira-dama de Angola, Ana Dias Lourenço, a Américo Ramos dos Santos, com a atribuição do título “Economista Emérito”. O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou o homenageado com o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique.

O evento contou com o apoio da BPF - Banco Português de Fomento, Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal de Oeiras, Grupo Visabeira, Hotéis Sana e Millennium bcp.
 

Veja a transmissão em direto:
Manhã 
Tarde

Reportagem fotográfica do 2.º Fórum de Economistas de Língua Portuguesa


Programa:

Saudação do Secretário-geral da UCCLA, Vítor Ramalho (intervenção)

Intervenção do Bastonário da Ordem dos Economistas, António Mendonça (intervenção)

Intervenção do Vice-Primeiro-ministro de Cabo Verde, Olavo Correia, sob o tema: A UE, a Multipolaridade e a Lusofonia

1º. Painel: O papel dos agentes económicos na política de cooperação
Moderador: Armando Soares - Portugal
Intervenções de: Ana Rodrigues Sousa Carvalho (Portugal - apresentação), Pedro Cossa (Moçambique - intervenção) e António Jorge Costa (Portugal - apresentação

2.º Painel: Da relevância estratégica do Atlântico Sul
Moderador: Vítor Ramalho
Intervenções de: Geraldo João Martins (Guiné-Bissau), Renato Flores (Brasil - apresentação), António Silva Ribeiro (Portugal) e António Lacerda (Brasil)

Veja aqui o direto da parte da manhã

3.º Painel: O papel das instituições representativas dos economistas
Moderador: António Rebelo de Sousa
Intervenções de: António Mendonça (Portugal), Maria de Lurdes Bravo (Angola), Paulo Dantas da Costa (Brasil) e José Luís Mascarenhas Monteiro (Cabo Verde - apresentação)

4.º Painel: O papel da CPLP na economia global
Moderador: António Mendonça
Intervenções de: António Rebelo de Sousa (Portugal - apresentação), Maria das Neves (São Tomé e Príncipe - apresentação), Abílio Araújo (Timor-Leste), Regina Salvador (Portugal - apresentação), Francisco Seixas da Costa (Portugal) e Oscar Santos (Cabo Verde)

Elogio do homenageado pela primeira-dama de Angola, Ana Dias Lourenço, e cerimónia de atribuição do título “Economista Emérito” a Américo Ramos dos Santos

Intervenção do homenageado (intervenção) e entrega do título 

Intervenção do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Veja aqui o direto da parte da tarde 
 

Programa e oradores

 

Notícias relacionadas:

Angop – Primeira-Dama da República participa no II Fórum de Economistas da CPLP

Diário dos Negócios - Primeira-Dama da República participa no II Fórum de Economistas da CPLP

Diligente - Timor-Leste e a CPLP: Relações e realidades atuais

Embaixada de Angola em Portugal - Primeira Dama da República, Ana Dias Lourenço, participa no II Fórum de Economistas da CPLP

Estamos Juntos - Primeira Dama da República participa no II Fórum de Economistas da CPLP

Expresso das Ilhas - Olavo Correia apela à livre circulação na CPLP com um mercado de emigração regulado

Governo de Angola – Primeira-Dama da República participa no II Fórum de Economistas da CPLP

Platinaline - Primeira Dama da República, Ana Dias Lourenço, participa no II Fórum de Economistas da CPLP

Presidência da República de Portugal – Presidente da República no Fórum de Economistas da ALECON - Associação Lusófona de Economia

RNA – Primeira-Dama da República participa no II Fórum de Economistas da CPLP

RTP Notícias - Seixas da Costa diz que CPLP não funciona e que Brasil não se empenha na organização

 

 

 

Publicado em 29-09-2024