Teve lugar, no dia 3 de dezembro, o lançamento do livro biográfico “A Força da Razão: Carlos Menezes do Espírito Santo” da autoria do Dr. Esterline Gonçalves Género, Embaixador de São Tomé e Príncipe em Portugal, no auditório da UCCLA.
Com a chancela das Edições Colibri, o livro foi apresentado pela Embaixadora Dra. Paula Silva, Secretária-geral Adjunta da UCCLA.
Relativamente à obra, a Secretária-geral Adjunta destacou a “razão do pensamento sistemático, do pensamento abrangente, de ver sempre a floresta e não apenas uma ou outra árvore, a força da razão, a força do estudo aturado, a força do conhecimento e do saber multíplice do Professor Doutor Carlos Espírito Santo”, reforçando que se trata de um “livro de rigor e de generosidade, ao homenagear, com o grau certo de humildade e o grau certo de ambição, não só figuras relevantes santomenses, mas também figuras menos relevantes que, de uma forma ou de outra, contribuíram para o progresso e avanço cultural desse belo país que é São Tomé e Príncipe”.
Finalizou a apresentação, referindo que “estamos em presença, creio, de um livro crucial para a compreensão do pensamento de uma sofisticada elite santomense, uma elite que busca, sem cessar, a afirmação da identidade, da autenticidade e da originalidade do ser e do pensar de todos os santomenses”.
Agradecendo a presença de todos, o autor da obra destacou o homem que foi Carlos Menezes do Espírito Santo, ou Bené, homenageando aquele que foi uma das figuras com maior intelectualidade em São Tomé e Príncipe.
Sinopse:
“A Força da Razão: Carlos Menezes do Espírito Santo” oferece um olhar atento e actual sobre a vida e obra de Carlos Menezes do Espírito Santo, vulgarmente conhecido por Bené, uma das figuras de relevância intelectual em São Tomé e Príncipe. Esta biografia, de 200 páginas, é uma homenagem a um homem ainda vivo, cuja contribuição notável no campo cultural, académico, científico e humanista tem marcado uma franja considerável da população de São Tomé e Príncipe, como o próprio livro se encarrega de identificar.
O autor, Esterline Gonçalves Género, que não possui qualquer laço de parentesco com o biografado, propõe-se a desvendar as múltiplas camadas da personalidade e das realizações do Bené, revelando uma trajectória rica em feitos literários e académicos, que se destacam pela profundidade e compromisso com o pensamento crítico. Para compor este retrato, a obra contou com os testemunhos de mais de 40 personalidades de diversas áreas do saber, cujas vozes acrescentam uma perspectiva ampla sobre a influência e a complexidade do biografado.
Entre as páginas, são também abordadas as controvérsias que rodeiam o biografado, uma vez que nem todos os intelectuais são-tomenses partilham da mesma admiração por ele. No prefácio e nas conclusões, o autor reflecte ainda sobre uma particularidade das relações sociais e intelectuais no arquipélago: uma resistência à aceitação do mérito alheio, mesmo quando a evidência do valor é clara. Tal dinâmica é questionada como um entrave ao reconhecimento e à cooperação entre são-tomenses. Esta obra, ao narrar a história de um dos maiores intelectuais vivos de São Tomé e Príncipe, convida os leitores a reflectirem sobre a importância do respeito e da valorização do outro, fundamentais para o progresso de qualquer sociedade.
Biografia do autor:
Esterline Gonçalves Género nasceu a 29 de abril de 1981, na Trindade, em São Tomé e Príncipe. É Doutor em Ciências Sociais na Especialidade de Desenvolvimento Socioeconómico da Universidade Técnica de Lisboa, Ministro Plenipotenciário do quadro diplomático são-tomense, Professor e Investigador na Universidade de São Tomé e Príncipe. Desde 2007, tem desempenhado diversos cargos no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades. Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa. Fez Diplomacia em Madrid, Espanha, e Viena, Áustria. Tem publicado diversos livros académicos, como “A Diplomacia São-Tomense no feminino” (2022), “Trindade - Referências Biográficas D’Outrora” (2021), “Introdução à História Diplomática de São Tomé e Príncipe: rudimentos comedidos” (coordenador) (2019) e “São Tomé e Príncipe e o seu Futuro - Um olhar atento à União Africana” (2018) Novas Edições Acadêmicas, Volumes I, II e III.