A UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, criada a 28 de junho de 1985, é uma associação de cidades capitais representantes de povos e nações livres, consolidando os laços históricos, culturais e afetivos entre as cidades lusófonas da Europa, África, América e Ásia.
Pioneira na comunhão entre cidades e empresas, a UCCLA tem sido palco de intensa ação de intercâmbio e cooperação, assumindo a missão de contribuir para o desenvolvimento e o bem-estar das suas populações. Foi precursora da CPLP e a primeira instituição de parceria público-privada votada à cooperação para o desenvolvimento no seio da lusofonia.
A UCCLA intervém no domínio da cooperação descentralizada, promovendo o desenvolvimento económico, empresarial e a cultura lusófona, as finanças, o urbanismo e património, o saneamento e ambiente, e a educação e saúde.
O seu símbolo transmite precisamente a universalidade na união. Uma união de bandeiras, hinos, de homens e mulheres, mas onde a marca da solidariedade é uma só.