São Paulo
São Paulo
Brasil
Imagem
Brasil
Breve história

Situada na região Sudeste do Brasil, a cidade de São Paulo é a capital do Estado homónimo e destaca-se por ser um dos maiores centros urbanos do país. Com uma área de 1.521 km², integra uma região metropolitana que inclui 39 municípios. Esta região metropolitana é considerada pela Organização das Nações Unidas como o quarto maior aglomerado urbano do mundo, sendo a mais populosa do Brasil e a maior de todo o Hemisfério Sul, além de ser a maior entre os países de língua portuguesa e da América do Sul.
São Paulo é um ponto de partida estratégico para as principais rodovias do Brasil, facilitando o acesso a diferentes partes do país. A cidade também é servida por dois aeroportos comerciais que a conectam com outras regiões do Brasil e com o mundo. Conhecida pelo seu dinamismo cultural e económico, São Paulo contribui significativamente para a economia, representando 32,9% do PIB do Estado de São Paulo e 10,3% do PIB nacional. Anualmente, atrai cerca de 14,9 milhões de turistas nacionais e internacionais.
A vida noturna de São Paulo é reconhecida internacionalmente, tendo sido classificada em 2015 pela National Geographic como a quarta melhor do mundo. A cidade possui cerca de 20.000 restaurantes e foi, em 2022, a cidade que mais recebeu eventos internacionais no Brasil, segundo a International Congress and Convention Association. Em 2023, manteve-se como um importante destino para eventos, ocupando o segundo lugar no ranking.
No que toca à infraestrutura cultural e de lazer, São Paulo oferece uma vasta rede de hotéis, 314 cinemas, 138 teatros, 150 bibliotecas e 158 museus. No setor desportivo, conta com 333 centros esportivos, 11 estádios de futebol e 109 parques e áreas verdes. Da sua extensão territorial, 48,1% são áreas verdes, com um plano de aumentar essa percentagem para 50% até 2024.
A cidade é também um lar multicultural, acolhendo cerca de 395 mil imigrantes de mais de 190 nacionalidades. Desde a sua fundação em 1554, São Paulo tem sido construída por migrantes nacionais e estrangeiros, tornando-se um dos principais centros culturais, científicos, gastronómicos, financeiros e de negócios do mundo.

Descrição
Área
1.521 km2
População
11.451.999 habitantes (IBGE, 2022)
Elementos Institucionais
Adesão à UCCLA
20 de novembro de 2023
Aniversário
25 de janeiro
Presidente da Câmara Municipal
Prefeito Ricardo Nunes
Morada

Viaduto do Chá, n.º 15, São Paulo SP 01002-020

Inauguração do Jardim Apurá-Búfalos

A prefeitura de São Paulo (Membro Efetivo da UCCLA), no Brasil, inaugurou, no dia 14 de fevereiro, o Jardim Apurá-Búfalos - Núcleo Pilão.

Com 30 mil m², o Jardim Apurá-Búfalos - Núcleo Pilão é o 118.º parque da cidade e integra um projeto maior na região, com 6 núcleos distribuídos em 604 mil m².

O prefeito Ricardo Nunes inaugurou o Parque Jardim Apurá-Búfalos - Núcleo Pilão, mais uma grande área de proteção ambiental permanente no extremo Sul da cidade que, ao mesmo tempo em que preserva o manancial às margens da Represa Billings, também evita novas ocupações irregulares em área de risco. Trata-se do 10.º parque entregue nos últimos 4 anos.

“Esse é o parque de número 118 entregue na cidade e ele tem uma importância ainda maior que os demais pois é um parque linear na represa Billings. Nesta área havia 500 casas que não tinham a rede de esgoto conectada para tratamento, jogavam esgoto na represa e as pessoas moravam em condições inadequadas. A gente fez a remoção dessas 500 famílias dando provimento habitacional e dando lugar a esse parque para atender a comunidade do Jardim Apurá”, detalhou o prefeito Ricardo Nunes.

Foram investidos R$ 24,41 milhões nesse parque, que teve 322 árvores plantadas, sendo 126 espécies como compensação ambiental. Com 30 mil metros quadrados, o novo espaço de preservação ambiental da cidade oferece áreas de lazer e convivência, favorecendo mais de 4 mil famílias do entorno da Billings, mas seus benefícios se estendem a toda a Grande São Paulo por preservar um dos mais importantes reservatórios de água de São Paulo.

“Hoje o Jardim Apurá ganha mais um presente. Um presente não só para o meio ambiente, um presente que é transformador e faz a diferença na vida das pessoas. Um parque como esse traz a valorização das casas, um espaço para a família estar confraternizando e, também, a valorização de todo o território, além de novas parcerias para os comerciantes e moradores, e, mais do que isso, traz a esperança e traz um Jardim Apurá cada vez mais bonito”, destacou o secretário do Verde e Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi.

Além dessa nova área, o parque contará com o Núcleo Sede, atualmente em construção, com previsão de inauguração ainda este ano. O local terá infraestrutura completa, incluindo a Praça Salvador Dalí, guarita, sanitários, parquinho e outros espaços, além de núcleos voltados à preservação ambiental com acesso controlado.

O Núcleo Pilão integra um projeto maior na região, que totaliza seis núcleos distribuídos numa área de 604 mil m². A região passa por uma profunda transformação realizada pela prefeitura, com recuperação dos mananciais, reassentamento de famílias que viviam em áreas de risco e reurbanização.
 

Mais informações sobre Inauguração do Jardim Apurá-Búfalos

 

 

Imagem
Inauguração do Jardim Apurá-Búfalos