

A prefeitura de São Paulo (Membro Efetivo da UCCLA), no Brasil, inaugurou, no dia 14 de fevereiro, o Jardim Apurá-Búfalos - Núcleo Pilão.
Com 30 mil m², o Jardim Apurá-Búfalos - Núcleo Pilão é o 118.º parque da cidade e integra um projeto maior na região, com 6 núcleos distribuídos em 604 mil m².
O prefeito Ricardo Nunes inaugurou o Parque Jardim Apurá-Búfalos - Núcleo Pilão, mais uma grande área de proteção ambiental permanente no extremo Sul da cidade que, ao mesmo tempo em que preserva o manancial às margens da Represa Billings, também evita novas ocupações irregulares em área de risco. Trata-se do 10.º parque entregue nos últimos 4 anos.
“Esse é o parque de número 118 entregue na cidade e ele tem uma importância ainda maior que os demais pois é um parque linear na represa Billings. Nesta área havia 500 casas que não tinham a rede de esgoto conectada para tratamento, jogavam esgoto na represa e as pessoas moravam em condições inadequadas. A gente fez a remoção dessas 500 famílias dando provimento habitacional e dando lugar a esse parque para atender a comunidade do Jardim Apurá”, detalhou o prefeito Ricardo Nunes.
Foram investidos R$ 24,41 milhões nesse parque, que teve 322 árvores plantadas, sendo 126 espécies como compensação ambiental. Com 30 mil metros quadrados, o novo espaço de preservação ambiental da cidade oferece áreas de lazer e convivência, favorecendo mais de 4 mil famílias do entorno da Billings, mas seus benefícios se estendem a toda a Grande São Paulo por preservar um dos mais importantes reservatórios de água de São Paulo.
“Hoje o Jardim Apurá ganha mais um presente. Um presente não só para o meio ambiente, um presente que é transformador e faz a diferença na vida das pessoas. Um parque como esse traz a valorização das casas, um espaço para a família estar confraternizando e, também, a valorização de todo o território, além de novas parcerias para os comerciantes e moradores, e, mais do que isso, traz a esperança e traz um Jardim Apurá cada vez mais bonito”, destacou o secretário do Verde e Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi.
Além dessa nova área, o parque contará com o Núcleo Sede, atualmente em construção, com previsão de inauguração ainda este ano. O local terá infraestrutura completa, incluindo a Praça Salvador Dalí, guarita, sanitários, parquinho e outros espaços, além de núcleos voltados à preservação ambiental com acesso controlado.
O Núcleo Pilão integra um projeto maior na região, que totaliza seis núcleos distribuídos numa área de 604 mil m². A região passa por uma profunda transformação realizada pela prefeitura, com recuperação dos mananciais, reassentamento de famílias que viviam em áreas de risco e reurbanização.
Mais informações sobre Inauguração do Jardim Apurá-Búfalos