Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Brasil
Imagem
Brasil
Breve história

A cidade do Rio de Janeiro é a capital do estado homónimo, uma das 27 unidades federativas da República Federal do Brasil. É também a 2.ª maior cidade brasileira, a seguir a São Paulo, sendo responsável pelo 2.º maior PIB do Brasil. São “cariocas” os nascidos na cidade, enquanto os nativos do estado do Rio são “fluminenses”. O Rio de Janeiro desenvolve-se em redor da Baía de Guanabara, descoberta pelos portugueses em 1 de janeiro de 1502, numa área habitada pelos tupinambás, um povo de língua tupi. Diz a tradição que o local foi batizado com o nome de Rio de Janeiro, porque a corrente que ali se fazia sentir era muito forte, o que alguns consideram duvidoso, e por ter sido em janeiro que os portugueses ali chegaram. Na segunda metade do século XVII, o Rio de Janeiro era a cidade mais populosa do Brasil, passando a ter importância fundamental para o domínio colonial. Essa importância tornou-se ainda maior com a exploração de jazidas de ouro em Minas Gerais, no século XVIII, que fez da cidade um proeminente centro portuário e económico. Em 1763, por decisão do Marquês de Pombal, primeiro ministro de Portugal, a capital da colónia foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro, que manteve esse estatuto até 1960, quando foi inaugurada a nova capital, em Brasília. Centro cultural dos mais importantes do Brasil, são também de mencionar, para além das muitas ilhas que dela fazem parte, o Cristo Redentor, que é hoje uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo, o Jardim Botânico, os Arcos da Lapa, o Paço Imperial e as igrejas recheadas de Barroco que, aliadas à religiosidade manifestada pelos cariocas na noite de passagem do ano, fazem a grandeza e a originalidade desta cidade aberta ao mundo. São ainda ícones culturais e paisagísticos do Rio, para além da Baía da Guanabara, o Pão de Açúcar, o Morro do Corcovado, as praias de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca, o estádio do Maracanã, o estádio olímpico João Havelange, o réveillon de Copacabana, o carnaval carioca, a bossa nova e o samba, que atraem ano após ano milhões de turistas de todo o mundo. Considerada uma das mais maravilhosas cidades do mundo, o Rio de Janeiro é notícia nos cinco continentes por alturas do Carnaval, que se assume como ex-libris da cidade e até do país. Em 2012, a paisagem urbana da cidade foi considerada pela UNESCO como parte do Património Mundial da Humanidade. Importante centro económico e financeiro do país, o Rio de Janeiro é sede das duas maiores empresas brasileiras, a Petrobrás e a Vale, das principais companhias de petróleo e telefonia do país, e do maior conglomerado de empresas de média e comunicações da América Latina, as Organizações Globo. No entanto, a cidade apresenta fortes disparidades económicas e sociais. Enquanto algumas áreas ostentam um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH/PNUD) semelhante ao de países do norte da Europa, cerca de 22% da população vive em favelas em condições de grande precariedade.

Descrição
Área
1 260 km2
População
6 323 037 habitantes (cidade) / 11 711 233 (região metropolitana) (Censo 2010)
Clima
Tropical atlântico. Verões quentes e invernos amenos
Recursos Económicos
Grande centro administrativo, financeiro e comercial. Setor de serviços, atividade industrial e agronegócio. Destaques para o setor mineiro (petróleo), naval, turismo e cultura.
Elementos Institucionais
Adesão à UCCLA
1985, sendo membro fundador
Aniversário
1 de março
Presidente da Câmara Municipal
Prefeito Eduardo Paes
Governador
Sérgio de Oliveira Cabral Santos Filho
Morada

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Rua Afonso Cavalcanti, 455 
Cidade Nova - CEP: 20211-110 
República Federativa do Brasil

XLI Assembleia Geral da UCCLA no Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro foi palco, no dia 24 de março, da XLI Assembleia Geral da UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa), evento que reuniu representantes de diversas cidades dos países lusófonos e empresas, para debater o fortalecimento e a cooperação entre a instituição e os seus membros.
 

Durante a Assembleia, que teve lugar no Palácio da Cidade, foram analisados os seguintes temas da Ordem de Trabalhos:
- Aprovação da ata da XL Assembleia Geral;
- Votação do Relatório de Atividades de 2024;
- Votação do Plano de Atividades de 2025;
- Apresentação e votação de moções; 
- Aprovação dos pedidos de adesão e de exoneração;
- Deliberação sobre a data e local da próxima Assembleia Geral;
- Informações e outros assuntos.

 

Os membros que estiveram presentes, incluindo os novos pedidos de adesão, foram:
Cidades:
- Angola: Belas, Governo Provincial de Luanda, Ingombota, Kilamba, Kilamba Kiaxi, Samba, Sambizanga e Talatona;
- Brasil: Rio de Janeiro;
- Cabo Verde: Praia e Sal;
- China: Macau;
- Guiné-Bissau: Bissau;
- Moçambique: Dondo, Maputo e Quelimane;
- Portugal: Almada, Belmonte, Braga, Cascais, Coimbra, Covilhã, Fundão, Guimarães, Lisboa, Oeiras e Porto;
- São Tomé e Príncipe: Água Grande e Governo Regional do Príncipe;
- Timor-Leste: Dili.
Empresas:
- ADP - Águas de Portugal Internacional;
- Companhia Carris de Ferro de Lisboa.


O Secretário-Geral da UCCLA, Luís Álvaro Campos Ferreira, agradeceu a presença de todas as delegações e destacou os 40 anos da instituição, que se assinalam este ano, “40 anos de lusofonia, muito bem concretizada” que se deve ao grande impulsionador Engenheiro Krus Abecassis.

Para o responsável “devemos olhar para a frente, conhecendo bem o passado, conhecendo bem a sua história, sabendo o que ela nos trouxe denominadores comuns, partilhas”, mas “os grandes desafios que o mundo tem nas suas mais diversas dimensões, sejam elas económicas, sejam elas do ponto de vista social, sejam elas até daquilo que é a renovação e a necessidade de estarmos permanentemente atentos”, tem que ter como foco “princípios e valores da democracia, da tolerância, da liberdade, do progresso social, do desenvolvimento”.

Os documentos referentes ao Relatório de Atividades de 2024 e o Plano de Atividades para 2025 foram analisados criteriosamente e aprovados.
 

No que respeita às moções, foram apresentadas as seguintes:
- Moção n.º 1 - 40 anos da UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa;
- Moção n.º 2 - 50 anos das independências africanas;
- Moção n.º 3 - 25 anos de transferência da soberania de Macau para a República Popular da China;
- Moção n.º 4 / Voto de pesar - Falecimento do General Vasco Rocha Vieira.

 

Relativamente aos pedidos de adesão, foram apresentados os seguintes:

- Cidades: Cacuaco, Camama, Hoji Ya Henda, Ingombota, Kilamba, Maianga, Mussulo, Samba e Sambizanga na Província de Luanda, em Angola, e Belmonte, em Portugal;
- Empresas: Carris, Companhia de Ferro de Lisboa, E.M. S.A. e Ensinus I, Empreendimentos Educativos, S.A.

(clique em cima do nome de cada novo membro e fique a conhecer um pouco melhor a sua história)

 

A UCCLA recebeu um pedido de exoneração, por parte da empresa Diorama na qualidade de membro apoiante. Atendendo a que a Diorama desempenhava funções de vogal no Conselho Fiscal da UCCLA, no presente biénio, foi proposta e aceite que a Câmara Municipal de Braga (Portugal), passasse a assumir funções de vogal no mesmo Conselho Fiscal, até ao final do mandato.

De referir que a Assembleia Geral da UCCLA terá de reunir online, extraordinariamente, para análise do Relatório de Contas, em data que será comunicada oportunamente.

No que respeita ao local e data da XLIII Assembleia Geral Ordinária da UCCLA, e na sequência de uma proposta nesse sentido, foi deliberada a realização em Macau, em abril de 2026.

No ponto final da reunião, e nas Informações e outros assuntos, o Secretário-Geral da UCCLA apresentou uma proposta de deliberação relativa ao facto de, quer o Secretário-Geral, quer a Secretária-Geral Adjunta, Embaixadora Maria Paula Leal da Silva, não serem remunerados nas suas funções na UCCLA, podendo, contudo, ser ressarcidos de quaisquer despesas em que incorram ao serviço desta associação.

A terminar os trabalhos, a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Mendes Pinto, apresentou um vídeo de apresentação de Guimarães como Capital Verde Europeia em 2026, um título ganho com o empenho e o foco da autarquia na temática da sustentabilidade ambiental, ao longo dos últimos doze anos.

 

A UCCLA, fundada em 1985, é uma organização internacional que visa promover a cooperação entre as cidades que têm o português como idioma oficial. A Assembleia Geral, realizada anualmente, é o principal fórum de decisões da entidade, onde se discutem temas relevantes para as cidades-membro e empresas e onde se traçam as diretrizes para os próximos anos.

O encontro no Rio de Janeiro reafirmou o compromisso das cidades lusófonas em trabalhar juntas para enfrentar os desafios e estreitar os laços culturais, económicos e sociais.

 


A prefeitura do Rio de Janeiro organizou um programa cultural diversificado, para acolher as diversas delegações, nos dias 24 e 25 de março.

Assim, no dia 24 de março, tiveram lugar dois painéis de debate, sobre o tema “Rio de Janeiro e a Cultura em Língua Portuguesa” e “Cooperação na Lusofonia: entre a História e o Futuro”.

No dia 25 de março, decorreram visitas técnicas e culturais guiadas, ao Centro de Operações do Rio, ao Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira, ao Instituto Pretos Novos e ao Cais do Valongo.

 


Notícias relacionadas:

+Guimarães: Guimarães reforça cooperação ambiental na XLI Assembleia Geral da UCCLA 

Administração Municipal de Belas: Administração Municipal de Belas participa na XLI Assembleia Geral da UCCLA no Rio de Janeiro 

Africa Press: Luanda Participates in the 41St General Assembly of the UCCLA in Rio De Janeiro 

Angop: Angola participa na 41.ª Assembleia da União das Cidades de língua Portuguesa 

Câmara Municipal de Coimbra: Coimbra reforça compromisso de cooperação entre as cidades lusófonas na XLI Assembleia Geral da UCCLA 

Câmara Portuguesa no Rio de Janeiro: No Palácio da Cidade, participação da XLI Assembleia Geral da UCCLA 

Diário do Rio: Rio de Janeiro sedia Assembleia da UCCLA com foco em cultura e cooperação lusófona 

Guimarães Visível: Guimarães reforça cooperação ambiental na XLI Assembleia Geral da UCCLA 

Jornal de Angola: Luanda participa na 41ª assembleia Geral da UCCLA no Rio de Janeiro 

Jornal de Guimarães: Guimarães integra Assembleia Geral de cooperação ambiental da UCCLA 

Jornal de Notícias de Moçambique: Rasaque Manhique dirige reunião da UCCLA no Rio de Janeiro 

Jornal Mundo Lusíada: Rio sedia Assembleia Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa 

Jornal o Lince: Rio de Janeiro sedia Assembleia Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro 

Jornal O País: Luanda participa na XLI assembleia da UCCLA no Brasil 

O Dia: Rio sedia Assembleia Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa 

Operações Rio: Visita dos participantes da XLI Assembleia Geral da UCCLA

Prefeitura do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro sedia Assembleia Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa 

Toda a Palavra: Rio sedia Assembleia das Capitais de Língua Portuguesa 

TPA Online: Luanda participa na 41ª Assembleia Geral da UCCLA no Rio de Janeiro 

TV Zimbo: Luanda participa na UCCLA no Rio de Janeiro 

 

 

 

Imagem
XLI Assembleia Geral da UCCLA no Rio de Janeiro

Assembleia Geral da UCCLA no Rio de Janeiro

De acordo com a deliberação tomada na reunião da Comissão Executiva - realizada no passado dia 20 de dezembro - a XLI Assembleia Geral da UCCLA terá lugar no dia 24 de março, às 14 horas, no Palácio da Cidade, Rio de Janeiro, Brasil.


Ordem de Trabalhos: 
- Aprovação da ata da XL Assembleia Geral;
- Votação do Relatório de Atividades de 2024;
- Votação do Plano de Atividades de 2025;
- Apresentação e votação de Moções; 
- Aprovação dos pedidos de adesão e de exoneração;
- Deliberação sobre a data e local da próxima Assembleia Geral;
- Informações e outros assuntos.

 

Os membros que estarão presentes, incluindo os novos pedidos de adesão, são:
Cidades:
- Angola: Belas, Governo Provincial de Luanda, Ingombota, Kilamba, Kilamba Kiaxi, Samba, Sambizanga, Talatona;
- Brasil: Rio de Janeiro;
- Cabo Verde: Praia e Sal;
- China: Macau;
- Guiné-Bissau: Bissau;
- Moçambique: Dondo, Maputo e Quelimane;
- Portugal: Almada, Belmonte, Braga, Cascais, Coimbra, Covilhã, Fundão, Guimarães, Lisboa, Oeiras, Porto;
- São Tomé e Príncipe: Água Grande e Governo Regional do Príncipe;
- Timor-Leste: Dili.

Empresas:
- ADP - Águas de Portugal Internacional;
- Companhia Carris de Ferro de Lisboa.

 

A prefeitura do Rio de Janeiro organizou um programa cultural diversificado, para acolher as diversas delegações, nos dias 24 e 25 de março.

 

 

 

 

Imagem
Assembleia Geral da UCCLA no Rio de Janeiro