A Câmara Municipal de Lisboa aprovou, por unanimidade, o Voto de Saudação ao Dia de África - que se celebra a 25 de maio -, na reunião do executivo, do dia 24 de maio.
De acordo com o documento o objetivo do Dia de África “é unir, desenvolver e emancipar o continente africano. Durante os anos das lutas pelas independências dos territórios africanos, houve necessidade de criar unidade e estratégia para lutar contra a ocupação europeia e o regime do Apartheid. Este dia representa a resistência dos e das combatentes pela libertação que enfrentaram as formas de opressão e violência, e combateram incansavelmente, o Colonialismo e a Escravatura.”
No documento, a autarquia deliberou “Saudar o Dia de África; Saudar as comunidades africanas e afrodescendentes que vivem em Portugal, e em Lisboa; e Saudar as organizações representativas das pessoas africanas e de ascendência africana, destacando o papel que desempenham no fortalecimento das comunidades, na correção das desigualdades e na melhoria das condições concretas de vida das pessoas da diáspora africana.”
Leia aqui o Voto de Saudação n.º 53/2023