UCCLA vai participar na COP29
Imagem
COP29
Publicado em 18-11-2024

A UCCLA, entidade aderente ao movimento e manifesto “Mulheres pelo Clima, dos países de língua oficial portuguesa para o mundo” é parceira do evento “Rede de Cidades Pink Circle - Ação Climática Local” que irá decorrer no dia 20 de novembro, pelas 17h30, no Pavilhão de Portugal, na COP29, em Baku, Azerbaijão.

A ação insere-se num ciclo de eventos “Mulheres pelo Clima” promovido pela Business as Nature que tem como objetivo destacar o papel das mulheres como influenciadoras e agentes de mudança no combate às alterações climáticas e a construção de soluções para um mundo mais sustentável e justo.

Este ciclo de eventos, organizados no Pavilhão de Portugal na COP29, integra as seguintes iniciativas:

- Mulheres pela Água: da eficiência à adaptação, dia 19 de novembro, pelas 17h30;
- Rede de Cidades Pink Circle: Ação Climática Local, dia 20 de novembro, pelas 17h30;
- Clima: a perspetiva de Género nas políticas ambientais e o envolvimento das mulheres e raparigas, dia 21 de novembro, pelas 10h00;
- Mulheres pelo Clima: reforçar a ambição e amplificar o impacto da ação, dia 21 de novembro, pelas 15h30.
 

Os objetivos de Portugal para a COP29, alinhados com as prioridades da União Europeia, passam, em primeiro lugar, por aumentar os esforços dos países para cumprir o Acordo de Paris e limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC. Para isso, é crucial elevar a ambição sobre o Novo Objetivo Coletivo Quantificado (NCQG) para o financiamento da luta contra as alterações climáticas, que se encontra fixado nos 100 mil milhões dólares por ano.


COP29