Imagem
UCCLA vai homenagear estudantes do Império
Publicado em 16-06-2014
A UCCLA quer prestar uma homenagem a todos os estudantes do Império, recuperando a memória da antiga Casa dos Estudantes do Império (CEI), espaço que albergou muitas figuras e personalidades da independência e da cultura.
A CEI foi um espaço criado (em 1944 oficialmente e encerrado em 1965) no Estado Novo para acolher jovens universitários, para estudar em Portugal, vindos das ex-colónias.
Aproveitando para assinalar os 43 anos da saída clandestina de um grupo de 120 ex-alunos, recuperar a memória desse tempo e a sua importância histórica, é o principal objetivo desta iniciativa que a UCCLA quer organizar, contando, para isso, com o contributo de todos aqueles que se queiram juntar e apadrinhar este grande evento.
Assim, de 28 de outubro de 2014 a maio de 2015 decorrerão diversas iniciativas. O arranque será na Reitoria da Universidade de Coimbra e o final na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
O programa está a ser coordenado pelo Secretário-Geral da UCCLA, Vítor Ramalho, com o apoio da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), do Presidente da República e do secretário de Estado da Cooperação.
A homenagem contará, ainda, com a reedição da Antologia da Poesia de Angola, São Tomé e Príncipe e Moçambique, um número especial do boletim Mensagem e a publicação dos 22 livros de bolso que a CEI editou.
Haverá, também, uma exposição na Câmara Municipal de Lisboa e um espetáculo musical.
Veja a reportagem do jornal Público sobre a homenagem do dia 16 de junho de 2014