UCCLA recebeu apresentação do livro “Di voz di mudjer pa humanidade” de Helena Furtado
Imagem
UCCLA recebeu apresentação do livro “Di voz di mudjer pa humanidade” de Helena Furtado
Publicado em 26-08-2023

Decorreu, dia 24 de agosto, a apresentação do livro de poesia “Di voz di mudjer pa humanidade” da autoria de Helena Furtado. O livro, que foi apresentado no auditório da UCCLA, está escrito nas duas línguas da autora - português e crioulo de Cabo Verde - e reflete os sentimentos de uma mulher.

Veja aqui a transmissão da apresentação do livro de Helena Furtado.

 

Livro de Helena Furtado_DSC08011  Livro de Helena Furtado_DSC08026  Livro de Helena Furtado_DSC08015

Livro de Helena Furtado_DSC08019  Livro de Helena Furtado_DSC08050  Livro de Helena Furtado_DSC08052

Livro de Helena Furtado_DSC08053  Livro de Helena Furtado_DSC08059

 

Sinopse do Livro:

O livro, cujos acontecimentos decorrem num tempo e espaço difusos, está escrito nas duas línguas da autora - português e crioulo de Cabo Verde. É sobre os sentimentos de uma mulher, semelhante aos sentimentos de todas as mulheres do mundo, até a mãe da humanidade, que se enche de mágoa ao ver os filhos em conflito e sendo egoístas uns com os outros. É sobre a descoberta do mistério do Homem e da beleza da Mulher, o amor, as mágoas, dúvidas, medos e angústias das mulheres, mas também dos homens, quando não escondem os seus sentimentos. Há espaço para o agradecimento, a oração, a lamentação e a paixão.

 

Biografia da autora:

Maria Helena Gonçalves Furtado nasceu em Cabo Verde e reside em Portugal, desde 1978. É licenciada em Ensino de Matemática e Ciências da Natureza, pela Escola Superior de Educação de Setúbal, pós-graduada em Educação Especial, pela Universidade Lusíada do Porto, mestranda em Estudos Africanos na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigadora do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto. Tem interesse em política, tendo frequentado módulos de Política Externa, Geopolítica e Geoestratégia e Diplomacia na Faculdade de Letras. Tem certificado de formadora para os Direitos Humanos pela Amnistia Internacional e frequentou curso de Ética no Contexto Global, pela Universidade de Lucerna, Suíça. Atualmente frequenta a pós-graduação em Gestão de Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento, na Universidade Católica do Porto. É professora de Educação Básica desde 1999 e de Educação Especial, desde 2006. Desenvolve investigação nas áreas de Desenvolvimento, Políticas de Pescas e Cooperação. Publicou, recentemente, o seu primeiro livro de poesia, nas suas duas línguas, português e o crioulo de Cabo Verde.