Decorreu, de 6 a 8 de julho, a 3.ª edição do Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA), programa de capacitação para a economia do mar sustentável, organizado pela Economia Azul - Centro de Competência e Desenvolvimento da Economia Azul/Economia do Mar Sustentável, no âmbito do projeto MetaMarfose. O programa decorreu em Lisboa e contou com a presença das técnicas Alda Moreira e Mariana Correia da UCCLA.
Ao longo de 3 dias foram percorridos vários territórios de conhecimento e de experiências em economia azul, num ambiente de partilha e de visão 360.º. Os participantes receberam um sistema operativo azul, fundamental para a identificação de desafios e de oportunidades, e para a concretização de iniciativas e suporte ao investimento.
Testemunhos dos participantes
Site Economia Azul
Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA)
O Programa de Liderança em Economia Azul tem como objetivo potenciar o aproveitamento económico, social e ambiental do oceano e recursos aquáticos, de forma sustentável, através da capacitação de pessoas com o conhecimento e as ferramentas fundamentais.
Na prática, os participantes assimilam um sistema operativo azul que lhes permite ver com clareza e decidir com confiança - uma licença de "condução" azul - para gerir uma equipa ou região; avaliar um investimento; implementar um projeto; e/ou construir uma carreira.
O Programa de Liderança em Economia Azul (PLEA) inspira-se nos três grandes pilares do desenvolvimento sustentável da economia do mar - social, económico e ambiental - de acordo com os (1) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas; com (2) Modelos económicos circulares e regenerativos; e com a (3) Moldura ESG (Environment, Social, Governance).
A economia azul foca-se no desenvolvimento sustentável e regenerativo da economia do mar. Inclui as atividades económicas tradicionais e emergentes que dependem do mar, como o transporte marítimo; o turismo costeiro e o turismo náutico; a indústria marítima; a energia do oceano; a biotecnologia azul; entre muitas outras.
Cada uma destas atividades enfrenta desafios associados à descarbonização, digitalização e circularidade, oferecendo simultaneamente vastas oportunidades para inovação, empreendedorismo, investimento e desenvolvimento de carreiras profissionais.
O PLEA é particularmente relevante para os municípios; empresas públicas e privadas; gabinetes de estratégia; associações; sociedades de advogados; fundos de investimento; organizações não-governamentais (ONG); instituições de ensino e formação; e órgãos de imprensa.
O PLEA é uma ação da ECONOMIAAZUL, centro de competência e desenvolvimento da economia azul: a Economia do Mar Sustentável.