A União de Cidades Capitais de Língua Portuguesa participou, a convite do Fondo Galego de Cooperação e Solidariedade, no Encontro Internacional “As Eleitas”, que decorreu nos dias 10 e 11 de dezembro, na cidade galega de Corunha, no âmbito do Dia Internacional dos Direitos Humanos.
O evento surge da preocupação com a participação política das mulheres a nível municipal como condição fundamental para a igualdade de género e para uma democracia plena e eficaz, aperfeiçoando os processos de governação a nível municipal e promovendo a participação plena e efetiva das mulheres, bem como a igualdade de oportunidades de liderança em todas as áreas da vida política, económica e pública no quadro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Estiveram reunidas mulheres autarcas da Galiza juntamente com mulheres eleitas de Moçambique, Cabo Verde e Brasil com o objetivo de trocar experiências e conhecimento acerca da promoção de políticas de género de âmbito local, da importância da representação das mulheres na política local, do papel das redes de mulheres eleitas e dos principais obstáculos que dificultam a participação política das mulheres na esfera local.
A UCCLA participou na conferência final do encontro com o tema “Imagina Ser Humana”, sendo representada pela técnica responsável pela Área Social, Dra. Princesa Peixoto, que partilhou a experiência do trabalho da UCCLA, em diversos países de língua oficial portuguesa.