A UCCLA esteve presente, no dia 6 de dezembro, no evento “Juntos em Moçambique: O Papel das ONGD Portuguesas na Reconstrução Pós-Ciclone”, na Fundação Calouste Gulbenkian, em que foram apresentadas as ações humanitárias promovidas por ONGD’s portuguesas e financiadas pelo Camões I.P.
Na sequência dos ciclones Idai e Kenneth, que atingiram o centro e norte de Moçambique em 2019, foi criado o Mecanismo de Financiamento para Apoio à Recuperação e Reconstrução de Moçambique pelo Governo Português, através do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., tendo em vista conciliar disponibilidades do setor público e privado para contribuir financeiramente para o auxílio às vítimas.
No âmbito deste mecanismo foram selecionados 5 projetos de consórcios liderados por ONGD Portuguesas com ação em Moçambique.
Os 5 projetos de ONGD portuguesas que apoiaram a recuperação e reconstrução das regiões moçambicanas mais afetadas por estas catástrofes foram desenvolvidos nas áreas da saúde, educação e segurança alimentar, em estreita articulação com as autoridades, parceiros e comunidades locais. As ONGD portuguesas envolvidas, com sólida experiência e presença em Moçambique, realizaram intervenções integradas, aliando as suas diversas áreas de expertise, para dar resposta às necessidades iminentes das populações mais afetadas.
Poderá visualizar a sessão através do link https://www.youtube.com/watch?v=WncPO-qgT8Y