O Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, participou e interveio, no dia 16 de maio, no painel “Cidades e Diplomacia Subnacional: Desencadear o Desenvolvimento a Nível Local” no âmbito do XIII Encontro do Triângulo Estratégico: América Latina e Caraíbas, Europa e África, promovido pelo IPDAL - Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas, e realizado no Hotel Epic Sana Lisboa.
Vitor Ramalho, na sua intervenção, realçou que “vivemos hoje num mundo multipolar e a cultura, que se expressa através da língua, não necessita de intérprete” destacando que falamos todos a mesma língua. Abordou as diversas atividades da UCCLA que se registam com a parceria de outras cidades, dando como exemplos o Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, com a cidade da Praia, ou o Mercado da Língua Portuguesa, com Cascais. Questionado sobre qual a mensagem que deixaria para as cidades, Vitor Ramalho afirmou “olhar para o futuro. E temos que olhar para o futuro neste mundo desregulado e multipolar, e a nossa âncora, a defesa contra interesses hegemónicos, com tendências de domínio, está na lusofonia. Porque o português é a língua mais falada no atlântico sul e isso vai ser reforçado”.
O painel “Cidades e Diplomacia Subnacional: Desencadear o Desenvolvimento a Nível Local” contou, também, com as intervenções de Catarina Santos Cunha, vereadora da Câmara Municipal do Porto, Filipa Roseta, vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, e Marco Martinez O’Daly, especialista em economia urbana e políticas públicas. O painel foi moderado por Gastón Ocampo, Secretário-geral do IPDAL.
XIII Encontro do Triângulo Estratégico: América Latina e Caraíbas, Europa e África decorreu nos dias 15 e 16 de maio.