A segunda Conferência dos Oceanos das Nações Unidas (UNOC) decorreu em Lisboa, entre os dias 27 de junho e 1 de julho, e teve como lema “Salvar os Oceanos, Proteger o Futuro“. O Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, esteve presente.
O objetivo do evento, organizado pelos Governos de Portugal e do Quénia, foi mobilizar o apoio global para implementar, criar, conservar e utilizar, de uma forma sustentável, os mares, oceanos e os recursos marinhos.
No âmbito da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, a Embaixada de Angola apresentou, publicamente, um vídeo sobre as potencialidades do mar de Angola. Estiveram presentes a Ministra de Estado e da Ação Social, Carolina Cerqueira, o Ministro da Cultura, Filipe Zau, e a Secretária de Estado das Pescas de Angola, Esperança Maria Eduardo da Costa. Na ocasião foi distribuído o livro “O mar é o coração de Angola”.
Documentário “O mar é o coração de Angola”
“Os Estados têm a responsabilidade de promover iniciativas que garantem a manutenção do equilíbrio ecológico, ambiental e dos recursos naturais, devendo empenhar-se, cada vez mais, pela sustentabilidade dos nossos oceanos e do nosso planeta.
É assim que, a nível nacional, internacional e global, se defende, cada vez mais, a necessidade de serem estabelecidos compromissos nacionais e internacionais que visem o alcance da sustentabilidade nacional e global, num enorme desafio para que seja possível inverter o declínio galopante na saúde dos oceanos, mares e recursos marinhos, que colocam em causa as pessoas, o planeta e, em último caso, comprometam verdadeiramente a prosperidade.
Sendo a Economia Azul um conceito que reconhece a importância do mar, dos oceanos, dos rios e lagos no crescimento económico, a participação de Angola na Conferência dos Oceanos, cujo objetivo é “Reforçar a acção dos oceanos com base na ciência e na inovação para a implementação do ODS14: avaliação, parcerias e soluções”, assume a maior importância para o Executivo Angolano (…).
A Conferência de Lisboa proporciona a oportunidade para que todos os actores relevantes do sector público e privado criem e amplifiquem soluções e acções concretas que contribuem, significativamente, para a gestão sustentável deste recurso comum, que é o Mar e os nossos Oceanos (…).”
Governo de Angola
Conferência dos Oceanos das Nações Unidas
A Conferência dos Oceanos das Nações Unidas acontece num momento em que o mundo enceta esforços para mobilizar e promover soluções que permitam alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável antes de 2030. Como parte das primeiras fases da década de ação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, recentemente lançada pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, a conferência promoveu uma série de soluções inovadoras de base científica, destinadas a lançar um novo capítulo na ação global para os oceanos.
Toda a informação e documentação sobre a conferência disponível aqui
Nações Unidas – Conferência dos Oceanos