Decorreu no dia 8 de julho, por videoconferência, a Assembleia Ordinária de Fundadores da Fundação Portugal África. A UCCA, como membro fundador, esteve representada pelo técnico João Laplaine Guimarães.
A Ordem de Trabalhos tinha a seguinte orientação:
- Apreciar e Deliberar sobre o Relatório do Conselho de Administração, Balanço e Contas do exercício de 2020 e Parecer do Conselho Fiscal;
- Eleição dos Órgãos Sociais para o quadriénio 2021/2024;
- Outros assuntos.
Fundação Portugal África:
A Fundação Portugal África (FPA) foi constituída na cidade do Porto, Portugal, a 9 de janeiro de 1995, sendo, então, o principal Fundador o Banco de Fomento e Exterior (BFE).
Com a incorporação do BFE no Banco BPI e com a ampliação verificada em 22 de Setembro de 1999, concretizada pela entrada de novos Fundadores e o reforço da participação de alguns dos Fundadores iniciais, viu o seu capital fixado em € 11.385.069 (2.282.500 contos).
O Principal Fundador é o Banco BPI com 47,7% do Capital Fundacional. Entre os restantes 59 Fundadores destacam-se 23 Empresas, 6 Instituições Financeiras, 13 Universidades e Institutos de Investigação, 5 Associações Empresariais, 4 Fundações, 2 Municípios (Lisboa e Porto), 3 Institutos ou Comissões da Administração Pública e o Estado Português.
A Fundação tem por objetivo contribuir para a realização e incremento de ações de carácter cultural, científico e educacional a desenvolver em Portugal e em África, designadamente junto dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, visando a valorização e continuidade dos laços históricos e de civilização mantidos entre Portugal e os países africanos, numa perspetiva de progresso e de projeção para o futuro.
Fundação Portugal África