A UCCLA realizou, entre 3 e 7 de julho, uma missão à Ilha de Moçambique com a finalidade de estabelecer contactos com as autoridades e organizações locais, contando com a participação do técnico Manuel Ferreira de Almeida na qualidade de coordenador da componente 1, tendo como parceiro direto o Conselho Municipal da Ilha de Moçambique, do “Programa Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique”.
Durante a missão, houve a oportunidade de rever as iniciativas desenvolvidas nos últimos anos ao nível dos três eixos de colaboração com maior incidência para os domínios da promoção do turismo, do urbanismo e da salubridade do meio, bem como discutir sobre as realizações mais bem conseguidas e elencar as condicionantes que, circunstancialmente, não possibilitaram atingir os resultados expetáveis em algumas das intervenções. Paralelamente, a deslocação permitiu iniciar uma discussão em torno de um eventual quadro de colaboração para o período 2024 a 2026, de certo modo dependente do processo eleitoral autárquico a ter lugar, em Moçambique, no próximo mês de outubro.
O “Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique”, atualmente na finalização da fase 3 (2019/2023), é um projeto financiado pelo Camões, I.P. - Instituto da Cooperação e da Língua com o intuito de apoiar o Governo da República de Moçambique no desenvolvimento integrado da Ilha de Moçambique e da região continental adjacente.