Um registo histórico sobre uma personalidade marcante de Cabo Verde é o enredo da mais recente obra de Daniel A. Pereira “Um mar de conflitos - Marcellino Rezende Vs Manoel António Martins”, apresentada no auditório da UCCLA, no dia 23 de abril - que contou com a presença do Embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Correia.
Com a chancela da editora Rosa de Porcelana, a apresentação do livro “Um mar de conflitos” - editado em 2020 e com 744 páginas - foi conduzida por Maria de Lurdes Caldas.
O Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, deu as boas vindas a todos os presentes, congratulando-se pelo facto de a UCCLA acolher esta obra e o autor em questão. Destacou o trabalho da instituição em prol da cultura e dos autores de língua portuguesa.
Ouça aqui o lançamento do livro “Um mar de conflitos” de Daniel Pereira e intervenções
Sinopse:
UM MAR DE CONFLITOS - MARCELLINO REZENDE COSTA VS MANOEL ANTONIO MARTINS apresenta uma ampla documentação que fora coligida por Marcelino Rezende Costa, Escrivão Deputado da Junta da Fazenda da Província de Cabo Verde de então, tendo como escopo servir de apoio probatório em sua defesa e, através dela, partir para uma série de acusações contra Manuel António Martins, figura incontornável da história do arquipélago cabo-verdiano, na primeira metade do século XIX. Este livro do historiador Daniel Pereira contribui para uma importante reconstituição do perfil desta personagem histórica.
Biografia de Daniel Pereira:
DANIEL ANTÓNIO PEREIRA é licenciado em História pela Universidade Clássica de Lisboa e diplomata de carreira. Membro fundador da Associação dos Escritores Cabo-verdianos (AEC) e da Associação dos Diplomatas Cabo-verdianos (ADC), sendo desta seu primeiro presidente.
Autor de dez livros sobre a História de Cabo Verde, tem largas dezenas de artigos publicados em diversos jornais e revistas, nacionais e estrangeiros, tendo, ainda, proferido palestras e conferências em várias universidades em Portugal, Estados Unidos da América, Brasil, Senegal, Angola e Países Baixos.
Foi agraciado com a Medalha do Vulcão (Cabo Verde) e com a Grã Cruz da Ordem do Rio Branco (Brasil).