Uma história verídica, contada com sentimentos e muitas reflexões sobre o sentido da vida, foi apresentada no dia 26 de setembro, no auditório da UCCLA. João Gomes da Silva traz-nos “Manuel”, uma declaração de amor a um filho.
Com a chancela da Guerra e Paz Editores, a obra foi apresentada por Laurinda Alves e pelo prefaciador Pedro Castro e Almeida. O posfácio da obra é de Carolina Leite, irmã do Manuel.
Vídeo da apresentação do livro “Manuel” de João Gomes da Silva
Sinopse:
Aos 40 anos, descobrimos que vamos ser pais outra vez. Umas semanas depois, confirma-se que o futuro bebé tem Trissomia 21 (síndrome de Down) e ainda lhe diagnosticam uma malformação cardíaca muito grave.
Passam-nos para a mão a decisão de continuar ou interromper a gravidez. A escolha é nossa, mas entregam-nos logo as declarações para pôr termo a tudo.
Sofremos, sofremos e sofremos, e decidimos que a vida dele não terá sentido. Avançamos para a interrupção. Chegamos à sala do hospital e vemos um comprimido. Olhamos para ele e ele fica na mesa. Vamos embora.
A nossa vida acaba de mudar para sempre. Só que muda para melhor.
Esta é a história de uma família e de uma comunidade, a próxima e a alargada, vista pelos olhos de quem tem de fazer uma escolha, inevitável para uns, impossível para outros.
Esta é a história verídica do nascimento do Manuel, que foi escrita como uma declaração de amor a um filho.
Biografia:
João Gomes da Silva nasceu em Lisboa, Portugal, em 1973. É casado, e vive com cinco filhos e duas enteadas, sendo o Manuel o seu filho mais novo. Foi professor universitário durante dez anos e, há quase 25 anos, é advogado de profissão. Colabora o mais regularmente que pode com a Associação VilacomVida e com os Cafés Joyeux de Portugal, cafés inclusivos que visam a integração de jovens com perturbações de desenvolvimento intelectual, e que estão a contribuir para transformar o olhar do mundo para a diferença.