Transportes rápidos na cidade de Luanda

Transportes rápidos na cidade de Luanda

A cidade de Luanda (Membro Efetivo da UCCLA), em Angola, está a ponderar a adoção de um sistema de transportes coletivos rápidos, com autocarros e metro de superfície, como uma das soluções possíveis para garantir a mobilidade urbana sustentável.
 
De acordo com o ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, o país quer adotar o modelo BRT (Bus Rapid Transit), ou Transporte Rápido por Autocarros de gestão urbana e ambiental, com uma espécie de metro sobre rodas e de superfície. O objetivo é proporcionar uma mobilidade urbana rápida, confortável, segura e eficiente.
 
“A cidade de Luanda começa seriamente a encarar como uma das possíveis soluções para a mobilidade urbana sustentável a experiência da cidade brasileira de Curitiba, tida como modelo de gestão urbana ambiental mundialmente famoso”, admitiu. 
 
O sistema BRT não propõe apenas uma mudança na frota ou na infraestrutura do transporte público coletivo, mas também um conjunto de alterações que pode garantir um novo conceito de mobilidade urbana. 
 
 
 
 
Publicado em 07-08-2014