Sistema de alerta de catástrofes naturais em São Tomé e Príncipe

Sistema de alerta de catástrofes naturais em São Tomé e Príncipe

O Instituto Nacional de Meteorologia de São Tomé foi equipado com 24 estações hidro-meteorológicas, financiadas pelo Fundo Global para o Ambiente e o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), com o objetivo de prevenir catástrofes naturais, monitorar as mudanças climáticas e contribuir para o sucesso da atividade agrícola e piscatória.
 
O novo sistema funciona de forma automática e garante informação pormenorizada sobre o tempo e o clima de 10 em 10 minutos. As informações meteorológicas e hidrográficas de todo o país são disponibilizadas automaticamente para dois centros de controlo de dados localizados na capital São Tomé.
 
José Salema, representante do Sistema das Nações Unidas em São Tomé e Príncipe, declarou que “o mais importante é ter a capacidade de se prevenir. Essa capacidade é agora melhorada não só em infraestrutura física mas também em quadros. O capital humano tem sido formado e reforçado nas diversas instituições, o que pode aliviar os sofrimentos sem que se tivesse o aviso prévio”.
 
 
 
 
 
Publicado em 01-07-2016