Seminário sobre Mobilidade e Acessibilidade realizado em Díli
Imagem
Seminario Mobilidade Dili
Timor-Leste |
TIMOR-LESTE | Díli
Publicado em 26-10-2024

Na semana em que na Europa se celebra a Mobilidade, dia 23 de outubro, o projeto “Parceria para o Reforço da Governação Urbana, Inclusão Social e Promoção do Empreendedorismo, em Díli, Timor-Leste”, promoveu um seminário subordinado ao tema “Mobilidade e Acessibilidade”.

Na sessão de abertura, o representante do presidente da Autoridade Municipal de Díli, no seu discurso de abertura referiu que “a Autoridade Municipal de Díli, de acordo com as competências previstas, legalmente no domínio da ação social, tem e deve promover os direitos e a integração plena das pessoas portadoras de necessidades especiais e evitar quaisquer situações de risco, vulnerabilidade e exclusão social. Por isso, este seminário serve de plataforma de discussão e sensibilização dos atores do exercício do poder local, sobretudo no que refere à interligação com a comunidade, promovendo o envolvimento de todos, sem deixar ninguém para trás, e continuar o caminho para uma sociedade mais inclusiva e socialmente justa”. Por sua vez, a representante da União Europeia, a responsável de programas da Delegação da União Europeia, Dulce Gusmão, reiterou o compromisso da União Europeia em trabalhar continuamente para apoiar e promover uma maior Inclusão.

A iniciativa contou com a participação de dirigentes da Autoridade Municipal de Dili, que abordaram temas como a falta de acessibilidades e as quase inexistentes oportunidades de emprego para as pessoas com mobilidade reduzida, entre outras limitações.

O seminário teve como oradores, Eduardo Tilman da Silva Teixeira - Coordenador do Projeto Inclusão Deficiência, Ra’es Hadomi Timor Oan (RHTO) - Organização Nacional para Pessoas com Deficiência, com a apresentação do tema Acessibilidades para apoiar Pessoas com Mobilidade Reduzida. Este orador apresentou os objetivos da organização que representa e, em concreto, o conceito de Acessibilidade no contexto físico, transporte, informação e comunicação, incluindo outras facilidades públicas e privadas, criando acessibilidades necessárias para pessoas de mobilidade reduzida. No final da sua exposição, deu ainda a conhecer os princípios universais para a acessibilidade, incluindo uma demonstração de exemplos de acessibilidades.

A oradora Mafalda Gusmão, coordenadora do Grupo Deficiência Criatividade, partilhou a sua experiência como empreendedora com a criação de um grupo de arte e cultura onde promove atividades económicas, por conta própria, para ultrapassar os desafios que a própria sociedade impõe a quem tem limitações como é o caso dos membros do seu grupo. Realçou que uma Mulher com deficiência também pode liderar um grupo composto só por homens.

A última intervenção foi da oradora Carmeneza Monteiro, Líder para a Igualdade de Género, Deficiência e Inclusão Social e Fortalecimento do Sistema Governamental da Parceria para o Desenvolvimento Humano (PHD - Partnership for Human Development) que apresentou os compromissos que Timor-Leste, como Estado, assumiu para a defesa e promoção dos Direitos de Pessoas com Deficiência.

O seminário foi moderado pela agência de notícias DILIGENTE e contou com a presença de cerca de 80 participantes, entre os quais diretores municipais, administradores de posto e chefes de suco.


O projeto “Parceria para o Reforço da Governação Urbana, Inclusão Social e Promoção do Empreendedorismo, em Díli, Timor-Leste” é financiado pela União Europeia e cofinanciado pela Autoridade Municipal de Dili (AMD), implementado pela UCCLA, AMD e Câmara Municipal de Lisboa (CML).