Semana Internacional do Mar

Semana Internacional do Mar

Decorre de 27 de junho a 4 de julho, a Semana Internacional do Mar, no quadro do III Encontro Internacional de Desenvolvimento Local, em São Tomé e Príncipe.

O mar em São Tomé é de grande dimensão. Muitas vezes maior que o espaço terra. Muito complexo também, na natureza e extensão dos sistemas que encerra. Para além das fronteiras naturais impostas são várias as fronteiras e os limites legais que cruzam o seu espaço, impostos por acordos e convenções internacionais.

O evento tem como objetivo reunir, em São Tomé e Príncipe, especialistas nacionais e estrangeiros, das diferentes áreas científicas e profissionais, que dialogam direta ou indiretamente com o Mar, para que juntos repensemos:
- a sua importância na dinâmica dos países em geral, e em particular dos insulares;
- a tipologia das relações que se podem construir com ele e a partir dele;
- a melhor forma de o rentabilizar a favor das populações;
- as questões da preservação e exploração dos seus recursos.

Será também um espaço privilegiado para o incentivo à criação de projetos inovadores sobre a Biodiversidade, a conservação dos Recursos Marinhos, a Biotecnologia, a proteção da zona costeira, a aquacultura, as energias renováveis e o turismo sem esquecer as memórias e tradições.

Por outro lado, é fundamental promovermos e incentivarmos o desenvolvimento de uma cultura de parceria entre agentes nacionais e internacionais, entre o sector público e privado, o poder local e agentes económicos locais, constituindo, deste modo, uma Comunidade de Prática como estratégia para a criação de mecanismos viáveis para o desenvolvimento.

As entidades envolvidas são a Fundação Roçamundo, o IMAP-STP, a ANP-STP, a Direcção das Pescas, a Direcção do Ambiente e a ONG MARAPA.

 

Mais informações
 

Publicado em 24-04-2015