Secretário-Geral da UCCLA no Encontro de Diretores de Relações Internacionais da UCCI
Imagem
Secretário-Geral da UCCLA no Encontro de Diretores de Relações Internacionais da UCCI
Publicado em 24-11-2013

A Casa de América, em Madrid (Espanha), foi o palco escolhido para acolher, entre os dias 18 e 22 de novembro, a delegação do IX Encontro de Diretores de Relações Internacionais e Coordenadores da UCCI (União das Cidades Capitais Ibero-americanas), que contou com a presença do Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho.

O convite, por parte do Secretário-Geral da UCCI, Fernando Villalonga, para a UCCLA estar representada, surgiu da realização de uma reunião que teve lugar no final do mês de setembro.


Vitor Ramalho, que interveio no painel designado “Perspetivas atuais da Cooperação Internacional na Ibero-América. Organizações”, no dia 21, deu a conhecer a UCCLA, o seu âmbito, projetos e trabalhos desenvolvidos ao longo dos 28 anos de existência. Recordou algumas das ações concertadas com as cidades associadas, desde a cultura, educação, saúde, passando pela formação, planificação e requalificação urbana. Falou das candidaturas apresentadas à União Europeia e das parcerias com organizações e instituições que gerem as cidades, traduzindo-se em apoios diretos para as populações, em domínios tão vastos.
 

   


O Secretário-Geral apelou ao reforço da cooperação entre a UCCLA e a UCCI - apesar de as instituições trabalharam com universos e realidades diferentes, ambas desenvolvem a sua ação em prol das populações, nomeadamente das cidades – e defendeu a fortificação das relações com a América Latina, disponibilizando-se para colaborar com a UCCI sempre que seja necessário.

Vitor Ramalho finalizou afirmando que “passo a passo e a partir de pequenos passos, acabaremos por encontrar objetivos comuns, culturais, económicos e outros, de partilha de interesses entre cidades dos diferentes países ibero-americanos e lusófonos, com vantagens recíprocas”, sugerindo a consensualização para a criação de um dia anual onde estivessem expressos, simbolicamente, a partilha e solidariedade existente entre todas as cidades – adiantou o dia 21 de maio, Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento.



O Encontro, que contou com cerca de 20 representantes de diversos países, teve como tema central "O papel das cidades capitais no presente e futuro da Cooperação Ibero-americana" e pretendeu promover laços, relações e intercâmbios, nas diversas áreas das grandes cidades, em prol do desenvolvimento, solidariedade e cooperação.