A convite do Ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, vai deslocar-se a Luanda, na semana com início a 11 do corrente mês de dezembro, o Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho.
O Secretário-geral participará e intervirá na cerimónia de entrega do prémio, de 30.000 euros, José Aparecido de Oliveira que foi atribuído ao Presidente de Angola, João Lourenço, pela Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP).
Beneficiário que foi do prémio, o Presidente João Lourenço decidiu doar o valor a uma Associação cívica JUCARENTE que apoia jovens carenciados.
A deferência do Ministro das Relações Exteriores de Angola para com o Secretário-geral da UCCLA, ao convidá-lo, resulta do facto de ter sido a UCCLA a proponente da atribuição do prémio ao Presidente João Lourenço.
Na altura da proposta, a UCCLA já era membro e coordenador da Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa dos Observadores Consultivos da CPLP (2022) e era Angola o país que presidia à CPLP.
O facto de ter sido em Luanda, na XXXVI Reunião do Conselho de Ministro da CPLP, que se aprovou o “Acordo sobre a Mobilidade entre os Estados Membros da CPLP”, ao representar um importante contributo para o reforço do reconhecimento dos direitos de pertença dos cidadãos lusófonos à CPLP, incentivou a UCCLA à apresentação da proposta que se anexa.
Nela fez-se, também, alusão às ações do Presidente João Lourenço no contributo para a paz enquanto mediador de conflitos em África e ao reforço do pilar para uma mais eficaz cooperação económica entre os países da CPLP.
A cerimónia de entrega do valor do prémio à Associação JUCARENTE decorrerá no edifício do Ministério das Relações Exteriores de Angola, juntando-se para o efeito o programa.