Oeiras 27

Secretário-geral da UCCLA convidado para Conselho Geral do “Oeiras 27”

A Câmara Municipal de Oeiras (Membro Associado da UCCLA), em Portugal, lançou no dia 14 de janeiro, o “Oeiras 27”, uma marca estratégica que irá integrar a candidatura para Capital Europeia da Cultura em 2027, mas que pretende afirmar-se como um novo ciclo no desenvolvimento do concelho. O Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, foi convidado para o Conselho Geral do “Oeiras 27”.

Oeiras 27 assenta em cinco eixos estratégicos: Oeiras, Ecossistema Urbano; Oeiras, Capital da Poesia e das Culturas de Língua Portuguesa; Oeiras, Capital das Artes e da Criatividade; Oeiras, Capital das Heranças Culturais; Oeiras, Capital do Património Marítimo.

No âmbito do Oeiras 27, está prevista a construção de diversos equipamentos e espaços culturais, a reabilitação e /ou transformação de outros.

Um grupo muito relevante de personalidades nacionais e internacionais constitui a Comissão de Honra do Oeiras 27, que é presidida pelo general António Ramalho Eanes e inclui, entre ouros, o presidente da CIP, António Saraiva, a cientista Elvira Fortunato, os atores Eunice Muñoz e Ruy de Carvalho, o bailarino Marcelino Sambé, a cantora brasileira Maria Bethânia, o designer francês Philippe Starck, a campeã olímpica Rosa Mota.

Oeiras 27 tem também um Conselho Geral com 32 personalidades, entre as quais se incluem Eduardo Marçal Grilo, David Justino, Guta Moura Guedes, Joana Carneiro,  Kalaf Epalanga, Katia Guerreiro, Miguel Poiares Maduro, Mónica Bettencourt Dias,  Simonetta Luz Afonso e Vítor Ramalho.

São Embaixadores de Oeiras 27 Camané, Paulo de Carvalho, Sofia Alves e Francisco Vidal.

Com um programa aprovado, por unanimidade, na Câmara Municipal e na Assembleia Municipal, Oeiras 27 pretende concretizar-se, independentemente de Oeiras ser escolhida para Capital Europeia da Cultura, apesar de esse ser um objetivo que se pretende realizar.
 

Saiba mais em www.oeiras27.pt

Fonte

 

 


 

Publicado em 16-01-2021