No âmbito da deslocação realizada pelo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Francisco André, à província de Nampula, em Moçambique, de 14 a 16 de fevereiro, acompanhado pelo Embaixador de Portugal em Maputo, António Costa Moura, houve oportunidade, no dia 15 de fevereiro, de tomar conhecimento de algumas das ações desenvolvidas pela UCCLA em colaboração com o Conselho Municipal da Ilha de Moçambique, no quadro do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique.
Destacam-se, nesta visita e na companhia do presidente do Conselho Municipal da Ilha de Moçambique, Ismail Chacufa, as deslocações e os contatos estabelecidos no Posto de Turismo Municipal e nos Serviços Urbanos, bem como a inauguração da intervenção no espaço público, melhoria da drenagem e requalificação, no bairro de Quirahe, “cidade de Macúti”.
O Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique afirma-se como uma relevante iniciativa do Camões, I.P., parte integrante e expressiva do programa estratégico entre Portugal e Moçambique. Estas ações decorrem no âmbito do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique, componente 1, eixos de promoção do turismo, urbanismo e salubridade ambiental.
De referir que o Secretário de Estado visitou dois projetos apoiados pelo Camões, I.P. que a UCCLA e a URB-África (ONGD da UCCLA) coordenam, a saber: Cluster da Cooperação Portuguesa (referenciado nesta nota) e o Projeto Solução Participada para Plásticos Marítimos (com mais informações aqui).
Fotografias: fonte SENEC
Notícia relacionada:
Inauguração do espaço público do Bairro de Quirahe na Ilha de Moçambique