São Tomé e Príncipe vai acolher a XIV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP
Imagem
São Tomé e Príncipe vai acolher a XIV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP
Publicado em 11-08-2023

A República Democrática de São Tomé e Príncipe vai acolher a XIV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), no dia 27 de agosto.

São Tomé e Príncipe vai suceder à República de Angola na presidência rotativa da organização, por um período de dois anos, sendo a “Juventude e Sustentabilidade” o tema que marca o exercício da presidência são-tomense para o biénio de 2023 a 2025.

“O mundo pertence cada vez mais aos jovens e é a eles que cabe a grande responsabilidade de transformá-lo, contudo, é de todos nós o dever de preservá-lo”, afirmou o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe, Alberto Neto Pereira.

 

De referir que à margem da conferência, o Presidente de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, irá receber o Prémio José Aparecido de Oliveira (notícia CPLP), atribuído pela CPLP. Esta distinção foi decidida por aclamação pelo Júri, constituído pelos Representantes Permanentes dos Estados-Membros junto da CPLP, reunido a 15 de maio de 2023.

Instituído em 2011 e de cariz bienal, o “Prémio José Aparecido de Oliveira” promove a atribuição de um diploma de mérito e de uma prestação pecuniária, pretendendo reconhecer e homenagear personalidades e instituições que se distingam na defesa, valorização e promoção dos princípios, valores e objetivos da CPLP, bem como na realização de estudos e trabalhos de investigação que se inscrevam neste âmbito.

Os agraciados com esta distinção nas edições anteriores foram:
2021 - Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa;
2018 - António Guterres, Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU);
2016 - Jorge Sampaio, antigo Presidente da República Portuguesa; Carlos Lopes, antigo Secretário Executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África; e Lauro Moreira, diplomata de carreira do Brasil e primeiro Representante Permanente junto à CPLP (ex-aequo);
2014 - Kay Rala Xanana Gusmão, antigo Presidente de Timor-Leste, e à Igreja Católica Timorense - Centro Episcopal de Timor-Leste (ex-aequo);
2012 - Lula da Silva, Presidente do Brasil.