Sabia que… a URB-África é uma ONGD criada pela UCCLA há 24 anos?
Imagem
SABIA QUE... a UCCLA promoveu um projeto em São Tomé para melhorar as condições de higiene e limpeza públicas?
Publicado em 07-11-2023

A URB-África - Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento Urbano, criada a 25 de novembro de 1999 (constituição da Urb-África), é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) focada na promoção do desenvolvimento urbano sustentável em cidades de países em desenvolvimento, com especial enfoque nos países de língua oficial portuguesa.

O seu principal impulsionador foi o então Secretário-geral da UCCLA, Manuel Chantre, ex-embaixador de Cabo Verde, que levou os seus estatutos a serem discutidos na Comissão Executiva do dia 27 de novembro de 1998, em Lisboa. Esta organização surgiu da necessidade, por parte da UCCLA, em aceder a fundos de cooperação internacional e agilizar a sua capacidade de intervenção na resposta aos desafios de desenvolvimento, enfrentados pelas cidades membro.

Atualmente, esta organização sem fins lucrativos tem como missão principal o fomento da cooperação e o desenvolvimento, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030, através do investimento no capital humano e na preservação ambiental para a promoção do desenvolvimento sustentável duradouro, particularmente em África.

Através de uma vasta gama de iniciativas a URB-África - tendo a Cooperação para o Desenvolvimento (CD) enquanto área de atuação - possui essencialmente seis áreas setoriais de intervenção, nomeadamente: Capacitação Institucional; Saúde Reprodutiva; Boa Governação, Participação e Democracia; Desenvolvimento Rural e Mar; Educação e Ciência; e Ambiente, Crescimento Verde e Energia.

Em termos de principais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que regem esta ONGD, destacam-se o ODS 2: Erradicar a Fome; ODS 3: Saúde de Qualidade; ODS 4: Educação de Qualidade; ODS 5: Igualdade de Género; ODS 6: Água Potável e Saneamento; ODS 7: Energias Renováveis e Acessíveis; ODS 8: Trabalho Digno; ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 13: Ação Climática; ODS 14: Proteger a Vida Marítima e ODS 17: Parcerias para a Implementação dos Objetivos.

 

Infografia - UrbAfrica

 

Registada no Ministério dos Negócios Estrangeiros e membro da Plataforma Portuguesa das ONGD, a URB-África dedica-se ainda ao desenvolvimento de processos participativos em várias frentes, incluindo ambiente, capacitação institucional, cultura, educação, planeamento urbano e desenvolvimento tecnológico. Consulte aqui os estatutos da URB-África.

Em termos de países de intervenção, até à data, a URB-África já desenvolveu projetos em cinco países de língua portuguesa, a saber Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Destes projetos, os mais recentes são “Solução Participada para Plásticos Marítimos na Ilha de Moçambique” e o projeto “Promover a Apicultura Inclusiva no Leste da Guiné-Bissau”.

Acompanhe a atuação da URB-África através do link www.uccla.pt/urbafrica.