SABIA QUE… A UCCLA promove exposições na sua sede, em Lisboa?
Imagem
SABIA QUE…. A UCCLA implementou um projeto de cooperação em Cabo Verde que beneficiou cerca de 140.000 pessoas?
Publicado em 22-04-2023

A atuação da UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa pauta-se, também, pela valorização e promoção da cultura dos países de língua portuguesa, nos quais estão as suas cidades membro. Nesse mesmo sentido, desde a sua criação que, a nível cultural, tem vindo a desenvolver iniciativas culturais de diversas naturezas, desde lançamentos de livros, conferências, concertos, feiras temáticas e solidárias, desfiles de moda, exposições, entre outras. Desde a mudança para as instalações onde hoje está sediada - Avenida da Índia 110, 1300-300 Lisboa - no ano de 2016, que tem vindo a promover exposições coletivas destes países, por ordem alfabética, salvo interrupções temáticas.

Assim, as exposições da UCCLA têm procurado destacar a diversidade cultural e artística destes países, valorizando a criatividade e a expressão artística que lhes é característica e incentivando à compreensão e diálogo entre estes. A galeria da UCCLA é, portanto, um espaço para que os artistas se expressem livremente e compartilhem as suas perspetivas sobre a vida, a história e as tradições das suas cidades mãe. Além disso, estas exposições visam incentivar o desenvolvimento de novos talentos, fornecendo oportunidades para artistas emergentes exporem o seu trabalho e interagirem com outros artistas no seio dos países de língua portuguesa.

De momentos a UCCLA tem patente a “Moçambi-Cá - Exposição de artistas plásticos de Moçambique”, que foi inaugurada no Dia dos Heróis Moçambicanos, 3 de fevereiro. Com a parceria da Embaixada de Moçambique em Portugal e da Câmara Municipal de Lisboa, a exposição estará patente até ao dia 28 de maio de 2023. Esta mostra de mais de 60 peças, de mais de 40 artistas moçambicanos, conta com a curadoria de Frank Ntaluma, Ricardo Vicente, Roberto Chichorro, Rui A. Pereira e Titos Pelembe.

 

Conheça aqui as exposições promovidas na sede da UCCLA desde o ano de 2016:
 

Exposição [Co]Habitar
30/09/2016 a 30/01/2017

Co_habitar



A exposição [Co]Habitar foi uma iniciativa conjunta entre a UCCLA e a Casa da América Latina, a qual marcou a inauguração do novo edifício onde ambas instituições estão sediadas - Casa das Galeotas. Com curadoria de Filomena Serra, Giulia Lamoni e Margarida Brito Alves, a exposição reuniu um conjunto de obras das artistas Lia Chaia e Andrea Brandão que exploram o espaço habitável em diferentes vertentes.

Saiba mais
Consulte as atividades paralelas

 

Exposição Conexões afro-ibero-americanas 2.01
21/02/2017 a 07/05/2017

Expo Conexoes



Tratou-se de uma iniciativa da UCCLA e do Coletivo Multimédia Perve, que teve o apoio institucional da Câmara Municipal de Lisboa e do Museu Coleção Berardo. Esta mostra contou com a presença de 63 importantes autores - oriundos de África (Angola, Cabo Verde, Guiné, Moçambique e São Tomé e Príncipe), Península Ibérica (Portugal e Espanha) e continente americano (Brasil, Chile, Argentina e Cuba), que são exemplo: Cruzeiro Seixas, Eduardo Nery, Fernando Botero, Joan Miró, Malangatana, Marcelo Grassmann, Mário Cesariny, Mito, Pablo Picasso, Salvador Dalí, Wifredo Lam, entre tantos outros - inseridos ao longo de três núcleos temáticos: 1.º Núcleo Temático: “Autoritarismo, Ditames e Resistência”, 2.º Núcleo Temático: “O dealbar das democracias” e 3.º Núcleo Temático: “Presente-Futuro”.

Saiba mais
Consulte as atividades paralelas
Galeria de imagens

 

Exposição Artistas Unidos contra a Fome
05/09/2017 a 29/09/2017

Unidos contra a fome_800x531px



A exposição “Artistas Unidos contra a Fome” no âmbito da campanha “Juntos contra a Fome” da CPLP - Comunidade de Países de Língua Portuguesa e que teve por objetivo a angariação de fundos para a viabilização de projetos que contribuam para a erradicação da fome no seio da CPLP. O acervo, constituído por peças doadas por mais de 50 artistas dos nove Estados-Membros da CPLP, foi leiloado após esta exposição que contou com a curadoria de Carlos Bajouca.

Saiba mais
Galeria de imagens

 

Exposição Artes Mirabilis - Colectiva de Artistas Plásticos Angolanos
07/02/2018 a 04/04/2018

Artes Mirabilis



Uma exposição que contou com a curadoria do artista plástico angolano Lino Damião, foi promovida pela UCCLA e pela Embaixada de Angola em Portugal, com o apoio do Ministério da Cultura de Angola, Câmara Municipal de Lisboa e Fundação Berardo. A mostra reuniu mais de 55 artistas plásticos angolanos e 20 esculturas de grande valor etnográfico e teve como objetivo divulgar a cultura de Angola, do passado ao presente, assinalando duas datas fundamentais: 4 de fevereiro (dia do início da Luta Armada pela Independência) e o 4 de abril (Dia da Paz).

Saiba mais
Consulte as atividades paralelas: https://www.uccla.pt/noticias/artes-mirabilis-coletiva-de-artistas-plasticos-angolanos-na-uccla-0 / https://www.uccla.pt/noticias/mulher-mirabilis-marco-mulher-na-uccla-0 / https://www.uccla.pt/noticias/oficina-conto-que-era-flor-na-uccla
Galeria de imagens

 

Exposição Frente.Verso.Inverso - Arte Contemporânea dos Países de Língua Portuguesa nas Coleções em Portugal
22/08/2018 a 11/12/2018

Exposicao Frente Verso Inverso



Com curadoria de Adelaide Ginga (MNAC - Museu Nacional de Arte Contemporânea), a mostra reúniu 60 obras pertencentes a 54 artistas plásticos contemporâneos dos países da nossa língua comum (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor) em coleções existentes em Portugal. De entre os artistas expostos, salientam-se o antigo Presidente da República de Timor-Leste, Xanana Gusmão, do atual ministro da Cultura de Cabo Verde, Abraão Vicente, do pintor Moçambicano Malangatana, da artista plástica brasileira Adriana Varejão, da artista plástica e performer Rita GT, do escultor moçambicano Alberto Chissano, e do escultor pintor e desenhador português Ângelo de Sousa, entre outros.

Saiba mais

 

Exposição Do Que Permanece - Arte Contemporânea Brasil Portugal
21/03/2019 a 14/06/2019

Exposicao Do que permanece



Sob a coordenação de Adelaide Ginga e com a curadora Carolina Quintela, esta mostra contou com 25 peças de mais de 20 artistas, assente num conceito “com especial foco em obras e discursos artísticos de relevância produzidos ou apresentados a partir do ano 2000, e que muito têm contribuído para o bom entendimento e desenvolvimento do valor artístico no panorama da contemporaneidade, esta exposição reúne uma seleção de obras de artistas de nacionalidade brasileira com representação em galerias e em coleções institucionais e privadas em Portugal, assim como de artistas portugueses que no seu percurso tiveram contacto com o Brasil, nomeadamente em residências artísticas”.

Saiba mais
 


Exposição O Fio Invisível - Arte Contemporânea Portugal - Macau | China
30/10/2019 a 20/01/2020

Exposicao Fio Invisivel



Assinalando a celebração dos 40 anos de relações diplomáticas oficiais entre Portugal e a China, e a criação da RAEM-Região Administrativa Especial de Macau, a UCCLA promoveu a exposição “O Fio Invisível - Arte Contemporânea Portugal - Macau | China”. A mostra, com a curadoria de Carolina Quintela, e sob a coordenação de Adelaide Ginga, reuniu 18 obras de diversos artistas, entre os quais Ana + Betânia, Ana Pérez-Quiroga, António Júlio Duarte, Bai Ming, Chan Wai Fai, Fernão Cruz, José Drummond, José Maçãs de Carvalho, Liu Jianhua, Mio Pang Fei, Nuno Cera, Pedro Valdez Cardoso, Rui Rasquinho e Wong Ka Long.

Saiba mais
Consulte as atividades paralelas
Galeria de imagens
 


Exposição Urbanismos de Influência Portuguesa
22/10/2020 a 22/01/2021

Expo Urbanismos



Compreender as nossas cidades e os modelos que influenciaram o seu desenvolvimento foram os ingredientes da exposição “Urbanismos de Influência Portuguesa”, que a UCCLA, em parceria com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, expôs na sua galeria. Uma mostra de alguns dos Planos de Urbanização que foram elaborados entre 1934 e 1974 (data a partir da qual ocorreu a independência das colónias), para as cidades de África e da Ásia que, nesse período, se encontravam sob administração colonial Portuguesa - planos esses que foram recolhidos e estudados no âmbito dum projeto de investigação da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

Saiba mais
Galeria de imagens
Vídeo expositivo

 

Exposição de Dentro e Fora - Coletiva de Artistas de Cabo Verde
15/11/2021 a 18/02/2022

Expo Dentro e Fora



As Ilhas, o mar e a diáspora de Cabo Verde estiveram representadas na exposição “de Dentro e Fora - Coletiva de Artistas de Cabo Verde” - uma parceria com a Embaixada de Cabo Verde em Portugal, com o CCCV - Centro Cultural de Cabo Verde e com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde -, patente na UCCLA e no Centro Cultural de Cabo Verde, que contou com a curadoria de Ricardo Barbosa Vicente. A exposição inaugurada na UCCLA foi complementada pela apresentação de 3 salas no CCCV. Tratou-se de uma mostra onde estiveram representados 36 artistas, com 66 obras agrupadas em 7 diálogos improváveis, aparentes ou possíveis, realizados por diferentes intervenientes e com abordagens plásticas distintas sobre os mesmos temas.

Saiba mais
Consulte as atividades paralelas
Galeria de imagens

 

Exposição Olhares da Guineendade - Artes da Guiné-Bissau
23/06/2022 a 16/10/2022

Expo GUINENDADE



A exposição de artes plásticas da Guiné-Bissau, organizada pela UCCLA e pela Associação de Escritores da Guiné-Bissau, revelou aspetos de uma cultura edificada numa diversidade imensa, assente em raízes de diversas comunidades, cada uma delas exibindo marcas e expressões muito próprias. A exposição contou com a curadoria de três guineenses - Manuela Jardim, Nú Barreto e Tony Tcheka - que a organizaram em três núcleos, nomeadamente: Panaria, com cerca de 15 obras, o segundo foi constituído por 41 peças etnográficas e no terceiro perfilaram-se 28 obras de artistas contemporâneos.

Saiba mais
Consulte as atividades paralelas: https://www.uccla.pt/noticias/visitas-guiadas-exposicao-olhares-da-guinendade-artes-da-guine-bissau-patente-na-uccla-0 / https://www.uccla.pt/noticias/encerramento-da-exposicao-olhares-da-guinendade-artes-da-guine-bissau
Galeria de imagens

 

Moçambi-Cá - Exposição de artistas plásticos de Moçambique
03/02/2023 a 28/05/2023

Expo Mocambi Ca



Exposição promovida pela UCCLA com a parceria da Embaixada de Moçambique em Portugal e da Câmara Municipal de Lisboa, que conta com a exibição de mais de 60 peças, de mais de 40 artistas moçambicanos. Com a curadoria de Frank Ntaluma, Ricardo Vicente, Roberto Chichorro, Rui A. Pereira e Titos Pelembe, a mostra corresponde à expressão da manifestação cultural e artística dos moçambicanos de Cá (Portugal) mas que nunca deixaram de apresentar e exaltar a essência da sua arte e talento de Lá (Moçambique).

Saiba mais
Consulte as atividades paralelas
Galeria de imagens