Contribuir para o diálogo e enriquecimento recíproco entre escritores representativos de todos os países de língua oficial portuguesa, é o propósito do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa (EELP), uma iniciativa anual da UCCLA. O pontapé de saída foi dado há 10 anos.
De realçar que já participaram mais de 100 escritores, entre os quais escritores consagrados pelos principais prémios literários das literaturas escritas em Língua Portuguesa - incluindo 5 prémios Camões: Arménio Vieira, Eduardo Lourenço, João Ubaldo Ribeiro, Pepetela e Mia Couto -, mas também escritoras e escritores de diferentes gerações e tradições literárias.
Poderá consultar todos os Encontros de Escritores de Língua Portuguesa através do link https://www.uccla.pt/noticias/encontro-de-escritores-de-lingua-portuguesa-1 mas deixamos aqui as referências cronológicas.
A estreia teve lugar no Teatro Alberto Maranhão, na cidade de Natal, no Brasil, de 28 e 30 de abril de 2010. Os temas do encontro foram “Literatura Lusófona: elo entre continentes e cultura”, “Cosmopolitismo: expressões populares e globalização” e “Os desafios das novas tecnologias na literatura”.
Em 2011, a Academia Norte Rio-Grandense de Letras, na cidade de Natal, Brasil, recebeu o 2.º EELP que decorreu de 23 a 25 de novembro. Os temas em debate foram “Literatura de Viagens”, “O Estado e a Evolução da Língua Portuguesa” e “Poesia Escrita para a Música”.
De 15 a 17 de outubro de 2012, o 3.º EELP realizou-se na Academia Norte Rio-Grandense de Letras, na cidade de Natal, Brasil. Foram abordados os temas “Literatura infanto-juvenil”, “Literatura e Futebol” e “Literatura Oral e Tradicional”.
Integrado no Festival de Literatura de Natal, o 4.º EELP decorreu de 6 a 9 de novembro de 2013. O grande tema em análise foi os “Prazeres da Vida”, tendo como subtemas “A Literatura e o Humor”, “A Literatura e a Gastronomia” e “A Literatura e o Erotismo”.
Em 2015, o EELP rumou a outras paragens e realizou-se na cidade de Luanda, em Angola. Esta 5.ª edição desenrolou-se à volta do tema central ”As Cidades na Literatura” no qual foram analisados três subtemas “As Migrações e as Cidades”, “Dinâmicas, Transformações e Ambiente Social” e “A Infância nas Cidades”, que foram debatidos de 21 a 23 de janeiro, no Hotel Diamante.
A partir de 2016, o Encontro de Escritores de Língua Portuguesa marcou a sua paragem na cidade de Praia, em Cabo Verde, onde se tem realizado até à última edição. Assim, o 6.º EELP decorreu de 1 a 3 de fevereiro, no Hotel Praia Mar, e teve como temas “A Literatura e a Diáspora”, “A Literatura e a Insularidade” e “A Poesia e a Música”.
Com o tema “À Margem da Literatura”, o 7.º EELP decorreu de 26 a 29 de outubro de 2017. Os subtemas em debate foram “Novas Tecnologias de Imagem e a Internet” e “Influência das Novas Tecnologias nos Meios Jornalísticos e na Escrita”.
Em 2018, o 8.º EELP debruçou-se sobre o tema “A Cidade e a Literatura: Conexões entre Cidadania, Criatividade e Juventude” e homenageou-se o ensaísta, crítico, dramaturgo e artista plástico cabo-verdiano Jaime de Figueiredo. O palco do encontro foi a Universidade de Cabo Verde e, de 19 a 21 de abril, analisaram-se os subtemas “Literatura e Juventude”, “Literatura e Criatividade” e “Literatura e Cidadania”.
A Biblioteca Nacional de Cabo Verde acolheu, de 20 a 22 de junho de 2019, o 9.º EELP. Esta edição teve como tema principal “A Literatura Infantojuvenil” e 3 subtemas “Pôr imagens e sons nas palavras, pôr palavras nas imagens”, “A Literatura Infantojuvenil, lugar de afeto e da emoção” e “Escrever o mundo, escrever-se a si”. Neste encontro homenageou-se o escritor cabo-verdiano Germano Almeida - Prémio Camões 2018.
Devido à pandemia da Covid-19 a 10.ª edição do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, programada para este ano, não se realizou. Na esperança que 2021 nos possa trazer de volta estes encontros, bastante importantes e positivos, deixámos aqui o historial destes EELP.