Sabia que… a UCCLA homenageou a história e o legado da Casa dos Estudantes do Império?
Imagem
SABIA QUE…. A UCCLA implementou um projeto de cooperação em Cabo Verde que beneficiou cerca de 140.000 pessoas?
Publicado em 15-12-2023

No ano em que se assinalaram os setenta anos da criação da Casa dos Estudantes do Império (CEI), a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa deu início, em 2014, a uma vasta homenagem à Casa dos Estudantes do Império (CEI), um marco histórico e cultural para os povos de língua portuguesa.

Esta celebração estendeu-se até 2015, ganhando ainda mais relevância ao coincidir com o 50.º aniversário do encerramento da CEI e os 30 anos da UCCLA, juntamente com os 40 anos das independências dos países africanos de língua oficial portuguesa.

Fundada em 1944, a Casa dos Estudantes do Império surgiu como uma instituição destinada a acolher estudantes universitários das ex-colónias portuguesas, facilitando o seu acesso à educação superior em Portugal. Inicialmente concebida como parte da estratégia do regime colonial português, a CEI tornou-se um epicentro de cultura e pensamento crítico, especialmente com o advento do movimento de descolonização e a emergência de novos países africanos pós-Segunda Guerra Mundial. Personalidades marcantes como Agostinho Neto, Amílcar Cabral, e muitos outros, estiveram associados a esta casa. Contudo, em 1965, a instituição foi encerrada pela PIDE.

 

CEI - Foto antiga sede

 

 


Uma Viagem Pela Memória e Cultura

 

Homenagem aos Associados da Casa dos Estudantes do Império

Data: 28 de outubro de 2014
Local: Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra

Reportagem vídeo da sessão 
Reportagem fotográfica da sessão


Debate «A Casa dos Estudantes do Império e o Movimento Associativo Estudantil»

Datas: 24 de fevereiro de 2015
Local: Assembleia da República Portuguesa, Lisboa

Notícia do debate


Exposição “Casa dos Estudantes do Império. Farol de Liberdade”

Datas: 21 de maio a 25 de junho de 2015
Local: Paços do Concelho, Praça do Município, Lisboa

A exposição foi constituída por seis núcleos: O desmoronar dos impérios Coloniais; A Casa por dentro; À volta da Casa; A Casa à descoberta do Mundo; A Casa vigiada; Para lá da Casa. Esta incluiu fotografias, publicações periódicas, livros, documentos oficiais e outros materiais fornecidos por associados e instituições.
Esta exposição foi itinerante, não exclusivamente em Lisboa. A exposição esteve patente nas cidades da Beira (Moçambique), Lisboa (Portugal), Maputo (Moçambique), Mindelo (Cabo Verde), Praia (Cabo Verde) e Porto (Portugal).

Notícia da inauguração 
Fotografias da exposição

Consulte o catálogo


Percurso “Lugares e Memórias CEI”

Datas: 24 de maio de 2015
Ponto de Partida: Hotel Altis, Lisboa

Uma jornada nostálgica por locais emblemáticos de Lisboa ligados à Casa dos Estudantes do Império (CEI). Comentado por Aida Freudenthal e contando com a presença de ex-alunos notáveis que se tornaram líderes políticos, o percurso revisitou lugares significativos como o Museu do Aljube - Resistência e Liberdade, antigos lares de estudantes, e a própria sede da CEI. O evento culminou com uma visita à exposição supramencionada e um momento musical, proporcionando uma ocasião para os participantes recordarem e partilharem memórias do seu tempo na CEI.

Fotografias do percurso


Colóquio Internacional

Datas: 22, 23 e 25 de maio de 2015
Local: Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

Através de um colóquio multidisciplinar, especialistas de diversas áreas das Ciências Sociais e Humanas de todo o mundo reuniram-se para debater crítica e pluralmente as histórias, memórias, interações e legados da CEI. Este colóquio visou revisitar o papel significativo de personalidades marcantes associadas à CEI, tendo como objetivo central contextualizar a instituição em várias escalas de análise, enfatizando a sua relevância como realidade dinâmica e heterogénea no panorama internacional.

Fotografias do colóquio

Esta iniciativa deu lugar a um programa especial intitulado de “A Geração da Liberdade”, com Fátima Campos Ferreira, na RTP.  


Conferência de imprensa sobre a importância da Casa dos Estudantes do Império

Data: 25 de maio de 2015
Local: Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

Conferência de imprensa sobre a importância da Casa dos Estudantes do Império (CEI) - coordenada pelo Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho - com os antigos associados da Casa que exerceram funções de Presidente da República ou Primeiro-Ministro: Fernando França Van Dúnem (Angola), Jorge Sampaio (Portugal), Mário Machungo (Moçambique), Pascoal Mocumbi (Moçambique) e Pedro Pires (Cabo Verde), na Fundação Calouste Gulbenkian.

Notícia da conferência 
Fotografias da conferência


Reedição de obras da Casa dos Estudantes do Império


A UCCLA procedeu, ainda, à reedição de todas as obras publicadas pela Casa dos Estudantes do Império. Nomeadamente 22 volumes que os então jovens estudantes universitários associados da Casa dos Estudantes do Império publicaram na coleção Autores Ultramarinos, a revista Mensagem - Boletim e duas Antologias de Poesia, que se encontram disponíveis em papel e virtualmente aqui.

Para além destas obras, a UCCLA publicou uma obra sobre esta homenagem, intitulada de “Homenagem Casa dos Estudantes do Império - 50 anos | testemunhos, vivências, documentos”. Um livro para eternizar a homenagem realizada entre 2014 e 2015 à Casa dos Estudantes do Império. Este tributo reúne testemunhos valiosos de ex-estudantes e figuras chave, tanto da CEI quanto dos movimentos de independência e democracia nos seus países. A presença de ex-presidentes e primeiros-ministros, juntamente com a idade avançada de muitos intervenientes, sublinha a importância deste evento. O livro, dividido em 8 capítulos, documenta detalhadamente cada etapa da homenagem, desde colóquios e exposições até sessões solenes e momentos emocionantes como a estreia do Hino da UCCLA. Destaca-se ainda o esforço de preservação da memória da CEI, com a apresentação de uma lista exaustiva dos seus associados. Este livro é, portanto, uma rica fonte de conhecimento e um tributo ao humanismo e à luta pela liberdade.

Livro “Homenagem Casa dos Estudantes do Império - 50 anos | testemunhos, vivências, documentos”


Desde então a UCCLA tem vindo a apoiar diversos projetos de investigação e não só, relacionados com a Casa dos Estudantes Impérios, bem como sido palco de homenagens desta, como, a título de exemplo, a apresentação do livro “Casa dos Estudantes do Império - Subsídios para a História do seu período mais decisivo (1953 a 1961)” de Hélder Martins, lançado no dia 12 de julho de 2017, ou a apresentação do documentário “A Casa da Mensagem” de Margarida Mercês de Melo, a 4 de dezembro do mesmo ano.


Saiba mais sobre a Casa dos Estudantes do Império e esta homenagem aqui.