Neste mês em que se assinala o trigésimo-oitavo aniversário, a UCCLA decidiu assinalar na sua rúbrica “Sabia que...” a sua história, as personalidades que ocuparam o cargo de secretário-geral, desde a sua criação, bem como o funcionamento dos órgãos sociais da UCCLA.
Assim, importa remeter ao dia 28 de junho de 1985, data em que, o então presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Nuno Krus Abecasis, viu o seu sonho se tornar realidade com a criação da UCCLA - União das Cidades Capitais Luso-Afro-Américo-Asiáticas, também conhecida por União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa. Leia aqui o discurso do fundador “Gerar uma vontade colectiva”.
Foi nesta data que, as cidades de Bissau, Lisboa, Luanda, Macau, Maputo, Praia, Rio de Janeiro e São Tomé/Água Grande, assinaram o ato de fundação da UCCLA:
Organograma da UCCLA:
SECRETARIA GERAL
Desde a criação da UCCLA já ocuparam o cargo de Secretário-geral, sete personalidades. Um cargo que, até 2009, era ocupado pelos secretários-gerais da Câmara Municipal de Lisboa à data e que, nesse ano passou a ser um cargo eleito pela Assembleia Geral da UCCLA.
ASSEMBLEIA GERAL
Segundo os estatutos da associação, a mesa da Assembleia Geral será composta por um Presidente, obrigatoriamente um membro efetivo, dois Vice-Presidentes e dois Secretários, eleitos em Assembleia Geral por períodos renováveis de dois anos.
Saiba as cidades membro que ocuparam os diferentes cargos, até aos dias de hoje (PDF).
Atual presidente da Assembleia Geral, Eneas Comiche
COMISSÃO EXECUTIVA
Segundo os estatutos da associação, a Comissão Executiva é constituída por cinco elementos, representantes dos quatro continentes - África, América do Sul, Ásia e Europa, bem como pelo coordenador dos membros apoiantes do Conselho Consultivo Empresarial.
Saiba as cidades membro que ocuparam os diferentes cargos, até aos dias de hoje (PDF).
Conheça o atual presidente da Comissão Executiva - Carlos Moedas