A UCCLA criou uma Escola no Bairro do Riboque, em São Tomé e Príncipe - com três valências, nomeadamente ensino básico, creche e jardim-de-infância -, resultado das necessidades sentidas e transmitidas à UCCLA pela então presidente da Câmara Distrital de Água Grande, Fernanda Margato.
Esta construção visou dar resposta às necessidades da comunidade e potenciar a instalação de equipamentos essenciais para o bem-estar dos residentes. Considerando o Bairro do Riboque e, em particular, a Vila Fernanda, ser um local carenciado em termos de oferta de equipamentos escolares.
O projeto foi desenvolvido pela UCCLA, em parceria com a Câmara Distrital de Água Grande, contou com a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa (entidade financiadora). A obra, que teve início em 2003, foi adjudicada à empresa Setercop, resultando na contratação de mão-de-obra local para o efeito.
A escola, com 800 metros quadrados, ficou dotada de um espaço destinado a crianças até aos três anos e outro até aos seis anos, além de quatro salas de aula para o ensino básico. Tendo a mesma proporcionado, segundo os dados disponíveis, um estabelecimento de ensino para cerca de 240 crianças são-tomenses.
Deste modo, o projeto não promoveu apenas o ensino básico universal de encontro ao Objetivo 2 dos então Objetivos do Desenvolvimento do Milénio (OMD), mas igualmente, a estimulação do crescimento económico, através da disponibilização de postos de trabalho, envolvendo a comunidade local no processo de criação de uma escola na região.
A 13 fevereiro 2006, teve lugar a inauguração da Escola do Bairro do Riboque, que contou com a participação de várias personalidades, de entre elas, os detentores dos cargos à data, o Presidente da República de São Tomé e Príncipe, Fradique Meneses, a presidente da Câmara Distrital de Água Grande, Fernanda Margato, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Carmona Rodrigues, acompanhado de uma delegação de vereadores e assessores camarários, o Secretário-geral da UCCLA, Francisco Lopo de Carvalho, igualmente acompanhado de técnicos da instituição.
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