No ano de 2022, comemoram-se os 200 de independência do Brasil, pelo que destacamos um projeto promovido, pela UCCLA, na segunda maior cidade do país e cidade membro fundador da UCCLA, o Rio de Janeiro.
Assim, em 1986, por iniciativa da UCCLA, a Câmara Municipal de Lisboa, enviou um conjunto de calceteiros para apoiar a reconstrução e restauro de um dos ex-libris da cidade do Rio de Janeiro, o Calçadão de Copacabana. Esse calçadão representa uma das principais atratividades turísticas da cidade, transportando o espectador de Portugal para o Brasil e, vice-versa, uma vez que o traçado se assemelha e, foi baseado, no traçado da Praça do Rossio, em Lisboa. Praça na qual, se encontra uma estátua de D. Pedro I do Brasil e D. Pedro IV de Portugal, apelidado de “O Libertador”, o primeiro imperador do Brasil. Afirma-se que este traçado representa, em Portugal, o encontro do Rio Tejo com o Oceano Atlântico e, no Brasil, as ondas do mar. Sendo o mar um elemento comum entre todos os países de língua oficial portuguesa.
Nesse mesmo ano, no mês de novembro, foi criada a Escola de Calceteiros de Lisboa, que surge da preocupação da perda de conhecimentos em calcetar, tendo por objetivo renovar o efetivo de calceteiros municipais, bem como difundir a Arte de Calcetamento. Reavivando termos como “ao quadrado”, “desdobrar da pedra” e “malhetar”.
Ainda neste domínio, importa saber que a UCCLA foi uma das entidades fundadoras da Associação da Calçada Portuguesa - www.calcadaportuguesa.org - associação que tem, por finalidade, a proteção, valorização, promoção e internacionalização da calçada portuguesa enquanto património cultural e factor de identidade de Lisboa e de Portugal. Sendo, o seu objeto último, a apresentação e promoção da candidatura da calçada portuguesa à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO). Notícia UCCLA: Criação da Associação da Calçada Portuguesa.
A 13 de outubro de 2021, foi lançada, no auditório da UCCLA, a obra “Tapetes de Pedra” que realça a importância da calçada portuguesa na paisagem urbana de lisboa e além-fronteiras. Da autoria de Altino Barbosa Caldeira, Cristóvão Fernandes Duarte, Francisco M. Caldeira Cabral, José de Monterroso Teixeira, José Manuel Fernandes e Pedro Proença, a obra tem a chancela da Editora Nau das Letras e conta com fotografias de Bruno Veiga. Saiba mais na notícia Lançamento da obra “Tapetes de Pedra” na UCCLA.
Ainda no ano de 2021, a 11 de agosto, teve lugar uma reunião entre a UCCLA e o Gabinete de Relações Internacionais e Cooperação, da cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, foram apresentados projetos locais para o desenvolvimento das relações de cooperação, nomeadamente, a formação de mulheres calceteiras. Saiba mais na notícia Reunião com o Gabinete de Relações Internacionais e Cooperação da cidade do Rio de Janeiro.
Em 2022, 36 anos depois do projeto no Calçadão, prosseguem-se reuniões, com vista a materializar esta troca de sinergias e conhecimento, de cooperação bilateral entre cidades de expressão portuguesa, valorizando as relações históricas que unem estas.