SABIA QUE… A UCCLA colaborou no restauro do Calçadão do Rio de Janeiro e, 36 anos mais tarde, retoma-se a temática em cooperação bilateral?
Imagem
SABIA QUE... a UCCLA promoveu um projeto em São Tomé para melhorar as condições de higiene e limpeza públicas?
Brasil | Rio de Janeiro
Publicado em 05-03-2022

No ano de 2022, comemoram-se os 200 de independência do Brasil, pelo que destacamos um projeto promovido, pela UCCLA, na segunda maior cidade do país e cidade membro fundador da UCCLA, o Rio de Janeiro.

Assim, em 1986, por iniciativa da UCCLA, a Câmara Municipal de Lisboa, enviou um conjunto de calceteiros para apoiar a reconstrução e restauro de um dos ex-libris da cidade do Rio de Janeiro, o Calçadão de Copacabana. Esse calçadão representa uma das principais atratividades turísticas da cidade, transportando o espectador de Portugal para o Brasil e, vice-versa, uma vez que o traçado se assemelha e, foi baseado, no traçado da Praça do Rossio, em Lisboa. Praça na qual, se encontra uma estátua de D. Pedro I do Brasil e D. Pedro IV de Portugal, apelidado de “O Libertador”, o primeiro imperador do Brasil. Afirma-se que este traçado representa, em Portugal, o encontro do Rio Tejo com o Oceano Atlântico e, no Brasil, as ondas do mar. Sendo o mar um elemento comum entre todos os países de língua oficial portuguesa.

Calcadao Rio de Janeiro  Calcadao Rio de Janeiro3

Calcadao Rio de Janeiro2


Nesse mesmo ano, no mês de novembro, foi criada a Escola de Calceteiros de Lisboa, que surge da preocupação da perda de conhecimentos em calcetar, tendo por objetivo renovar o efetivo de calceteiros municipais, bem como difundir a Arte de Calcetamento. Reavivando termos como “ao quadrado”, “desdobrar da pedra” e “malhetar”.

Ainda neste domínio, importa saber que a UCCLA foi uma das entidades fundadoras da Associação da Calçada Portuguesa - www.calcadaportuguesa.org - associação que tem, por finalidade, a proteção, valorização, promoção e internacionalização da calçada portuguesa enquanto património cultural e factor de identidade de Lisboa e de Portugal. Sendo, o seu objeto último, a apresentação e promoção da candidatura da calçada portuguesa à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO). Notícia UCCLA: Criação da Associação da Calçada Portuguesa.

A 13 de outubro de 2021, foi lançada, no auditório da UCCLA, a obra “Tapetes de Pedra” que realça a importância da calçada portuguesa na paisagem urbana de lisboa e além-fronteiras. Da autoria de Altino Barbosa Caldeira, Cristóvão Fernandes Duarte, Francisco M. Caldeira Cabral, José de Monterroso Teixeira, José Manuel Fernandes e Pedro Proença, a obra tem a chancela da Editora Nau das Letras e conta com fotografias de Bruno Veiga. Saiba mais na notícia Lançamento da obra “Tapetes de Pedra” na UCCLA.

Ainda no ano de 2021, a 11 de agosto, teve lugar uma reunião entre a UCCLA e o Gabinete de Relações Internacionais e Cooperação, da cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, foram apresentados projetos locais para o desenvolvimento das relações de cooperação, nomeadamente, a formação de mulheres calceteiras. Saiba mais na notícia Reunião com o Gabinete de Relações Internacionais e Cooperação da cidade do Rio de Janeiro.

Em 2022, 36 anos depois do projeto no Calçadão, prosseguem-se reuniões, com vista a materializar esta troca de sinergias e conhecimento, de cooperação bilateral entre cidades de expressão portuguesa, valorizando as relações históricas que unem estas.