A Casa Padja fica situada no parque 5 de julho, na cidade da Praia, em Cabo-Verde. Foi construída nos anos 80, por ocasião do quinto aniversário da Independência Nacional (1980), servindo como Centro Cultural do arquipélago. Em 1994 um incêndio deflagrou-se, consumindo grande parte do edifício que era feito em madeira e palha (em crioulo padja). Até então, foi palco de importantes encontros culturais e políticos, como uma reunião importante da então Organização da Unidade Africana (OUA), atual União Africana (UA). Por esse motivo, o edificado revestiu-se de grande importância, sendo considerado um símbolo emblemático da cidade da Praia.
Nesse mesmo sentido, a pedido da Câmara Municipal da Praia, a UCCLA realizou um projeto de reconstrução da Casa Padja, sob coordenação do arquitecto Joel Santana. Este projeto foi elaborado entre 1998 a 1999 e a obra executada de 2004 a 2005. Paralelamente, a UCCLA esteve envolvida na reabilitação da Avenida Cidade de Lisboa (2003), e na reconvenção paisagística da Praça Alexandre Albuquerque (2005), ambas na cidade da Praia.
A “nova” Casa Padja foi inaugurada no dia 9 de dezembro de 2005, com uma nova estrutura, mas respeitou-se a sua estética original e mantendo-se a finalidade inicial de Centro Cultural. Na inauguração estiveram presentes em nome da UCCLA, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carmona Rodrigues, na qualidade de presidente da Comissão Executiva da UCCLA, o Secretário-geral da UCCLA, Francisco Lopo de Carvalho, o presidente da Câmara Municipal da Praia, Felisberto Vieira, e o vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia, Manuel Varela Neves.
Tratou-se da primeira obra, financiada pela Câmara Municipal de Lisboa, em parceria com a UCCLA, numa obra que é património histórico de Cabo Verde e que foi construída após a independência do arquipélago.
Notícias relacionadas:
- Carmona Rodrigues inaugura Avenida da Cidade de Lisboa em Cabo Verde;
- Carmona Rodrigues defende em Cabo Verde modernização da UCCLA;
- Santana Lopes apresenta projectos da União das Capitais de Língua Portuguesa;
- Organização lusófona financia recuperação de praça histórica.