A matriz da lápide comemorativa dos 10 anos da UCCLA - também denominada União das Cidades Capitais Luso-Afro-Américo-Asiáticas ou União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa -, da autoria do mestre Laranjeira Santos, foi erguida na Praça de Itália, no Jardim Monumento em Lisboa, na freguesia de Belém, em 1995. O momento foi assinalado pelo então presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Jorge Sampaio, contando com a presença de inúmeras personalidades do mundo lusófono.
(fotos de 1995)
Este ato simbólico teve como propósito assinalar o aniversário da instituição - criada a 28 de junho de 1985, pelo então presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Nuno Krus Abecasis. O ato de constituição da UCCLA recolheu as assinaturas das cidades de Bissau, Lisboa, Luanda, Macau, Maputo, Praia, Rio de Janeiro e São Tomé/Água Grande. A UCCLA é uma associação intermunicipal, sem fins lucrativos, de intercâmbio e de cooperação entre os seus membros, nos seus múltiplos domínios.
(fotos de 2021)
Volvidos 26 anos, desde o descerramento da lápide, a missão da UCCLA mantem-se, tendo como objetivos identificar, desenvolver e avaliar ações e projetos de cooperação capazes de promover o desenvolvimento e o bem-estar social das suas populações, assim como promover o património cultural comum que representa o mundo da língua portuguesa.
Localização: Praça de Itália, 1400-400 Belém, Lisboa (Portugal)
Coordenadas: 38°42'05.7"N 9°12'47.3"W