Rio inaugura ciclovia ao longo da Avenida Niemeyer
Imagem
Rio inaugura ciclovia ao longo da Avenida Niemeyer
BRASIL | Rio de Janeiro
Publicado em 18-01-2016
Mais um trecho da orla oceânica do Rio de Janeiro (Membro Efetivo da UCCLA), no Brasil, já pode ser percorrido com segurança pelos ciclistas. O prefeito Eduardo Paes entregou à população a ciclovia da Avenida Niemeyer, ligando os bairros do Leblon e São Conrado, na zona sul. 
 
O prefeito percorreu a pista construída sobre o costão rochoso da Niemeyer e batizada de Ciclovia Tim Maia, numa homenagem ao cantor e compositor, falecido em 1998, que enalteceu a orla carioca em sua música Do Leme ao Pontal. As obras foram iniciadas em junho de 2014 e duraram um ano e seis meses. A ciclovia tem uma extensão de 3,9 km, com vista total para o mar, que já começou a ser percorrida por cariocas e turistas.
 
Cidade que detém a maior malha cicloviária urbana da América Latina, o Rio de Janeiro passa a contabilizar 438,9 km com a inauguração da Ciclovia Tim Maia. A meta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, à qual está vinculado o programa da prefeitura Rio capital da bicicleta, é alcançar 450 km até o fim de 2016, 300 km a mais do que havia em 2009.
 
Segundo a secretaria, a cidade conta hoje com 2.500 bicicletários, o que corresponde a 5 mil vagas, disponíveis nas estações do BRT, do metrô, dos trens e barcas, nas rodoviárias e em vias públicas. Os bicicletários permitem que o usuário e siga o seu trajeto em um transporte coletivo, evitando assim o uso do carro.