A prefeitura do Rio de Janeiro (Membro Efetivo da UCCLA), no Brasil, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), em conjunto com a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CEDS-Rio), inaugurou dia 28 de junho, mais um Centro Provisório de Acolhimento (CPA) para pessoas em situação de rua, totalmente dedicado à população LGBT+.
O novo CPA - localizado na Rua Tenente Possolo, no Centro - conta com 50 vagas que serão dedicadas totalmente à população LGBT+. Na inauguração do espaço, a secretária da SMASDH, Tia Ju, lembrou das vítimas da Covid-19 e ressaltou que a secretaria tem feito todos os esforços para que a população em situação de rua tenha o acolhimento que tanto necessita.
A data de implementação do novo CPA não poderia ser mais representativa, já que no dia 28 de junho celebra-se internacionalmente o Dia do Orgulho LGBT+. No ato de inauguração Tia Ju também fez uma homenagem às vítimas da Covid-19.
O coordenador especial da Diversidade Sexual, Nélio Georgini, que também participou da inauguração do centro destacou a importância do novo espaço. “O abrigo com vagas direcionadas para o público LGBT chega em um dos momentos mais críticos que passamos. Diante da crise da Covid-19, esse grupo também foi fortemente atingido”, referiu.
O novo CPA possui quartos duplos e triplos, com banheiros individuais, área ao ar livre, além de contar com todos os serviços sócio assistenciais que já fazem parte da rede da SMASDH.
Este é o quarto CPA implementado pela Prefeitura desde o início da pandemia do novo coronavírus na cidade. Ao todo, são 280 vagas nos quatro centros, com mais de 230 atendidos até então.