Decorreu, por videoconferência, dia 5 de setembro, na UCCLA, a 13.ª reunião de coordenação da Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa dos Observadores Consultivos da CPLP (CTPDLP) que, durante o biénio 2023-2024, é dirigida pela UCCLA, sob a coordenação do coordenador cultural, Rui Lourido.
De acordo com a Ordem de trabalhos, foi aprovada a ata da última reunião - realizada no passado mês de abril - e todos os presentes e representantes das instituições apresentaram as suas considerações sobre as atividades desenvolvidas e ainda em desenvolvimento, do Plano de atividades da CTPDLP de 2023.
Na anterior reunião, a Comissão tinha aprovado a entrada de mais uma instituição como membro, a "Fundação Cidade Lisboa". O seu representante e presidente, António Carmona Rodrigues, participou na reunião e agradeceu a todos o apoio demonstrado pela entrada da Fundação.
Todos os participantes deram as boas-vindas ao novo membro da Comissão e a reunião contou com a presença de Vítor Ramalho, Secretário-geral da UCCLA, que fez questão de dar os parabéns a todos pelo importante contributo que têm dado, em prol da difusão e promoção da Língua Portuguesa. Congratulou-se com a entrada da Fundação Cidade de Lisboa, evidenciando o trabalho que tem vindo a desenvolver.
Na reunião participaram as seguintes instituições:
- Academia Galega da Língua Portuguesa (AGLP) - Presidente Rudesindo Soutelo e o vice-presidente Ângelo Cristóvão;
- Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) - Sandra Moura;
- Associação dos Docentes de Português na Galiza - Loaira Martínez;
- Conselho da Cultura da Galiza (CCG) - Emília García López;
- Fundação Oriente (FO) - Graça Viegas;
- Fundação Cidade Lisboa - Presidente Carmona Rodrigues;
- Pela UCCLA - Vitor Ramalho, Rui Lourido, Filomena Nascimento, Carmen Frade e Anabela Carvalho.
A reunião contou, ainda, com a presença de João Boaventura Ima-Panzo, diretor de Ação Cultural e Língua Portuguesa da CPLP.