As eleições municipais de 2024 no Brasil ocorreram no dia 6 de outubro, tendo os eleitores se deslocado às urnas para eleger novos prefeitos e vereadores em várias cidades do país. No primeiro turno, foram definidos os vencedores em alguns municípios, enquanto outras seguirão para o segundo turno, agendado para o dia 27 de outubro de 2024.
Os resultados mostram um cenário político variado, com reeleições consolidadas em algumas cidades e intensas disputas em outras. Assim, nas eleições municipais de 2024 no Brasil, várias cidades membros da UCCLA registaram resultados significativos no primeiro turno, sendo que algumas irão ao segundo turno no final de outubro.
Na cidade de Belém, o segundo turno será disputado entre Igor Normando do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que obteve 44,89% dos votos, e o Delegado Éder Mauro do Partido Liberal (PL), com 31,48%.
Brasília, na qualidade de capital federal, não há eleições municipais, pois o governo local é definido por um governador eleito. As eleições para governador acontecem apenas durante as eleições gerais, que ocorrem a cada quatro anos. Assim, Brasília deverá manter o governador eleito em 2022, Ibaneis Rocha, que cessa mandato em 2026.
Em Fortaleza, o candidato André Fernandes do PL liderou com 40,20% dos votos e enfrentará Evandro Leitão do Partido dos Trabalhadores (PT), que obteve 34,33%, no segundo turno.
No Rio de Janeiro, Eduardo Paes do Partido Social Democrático (PSD) foi reeleito prefeito com 60,26% dos votos, evitando a necessidade de um segundo turno.
Em Salvador, Bruno Reis da União Brasil foi reeleito com 78,67% dos votos, consolidando sua liderança com uma ampla margem.
Em São Paulo, a disputa está muito renhida e será decidida no segundo turno entre Ricardo Nunes do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), com 29,48%, e Guilherme Boulos do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), que reuniu 29,07% dos votos.
Fontes consultadas: O Liberal e CNN Brasil