Imagem
Rede Lusófona de Cuidados de Saúde Primários lançada em Lisboa
Portugal
| Lisboa
Publicado em 04-04-2014
Representantes dos Países Lusófonos reúnem-se nos dias 8 e 9 de abril, em Lisboa, Portugal, para lançar a Rede Lusófona de Cuidados de Saúde Primários (CSP). O encontro, que terá lugar no Instituto de Higiene e Medicina Tropical (Rua da Junqueira, n.º 100), conta com a presença de representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
Com o apoio do Instituto de Higiene e Medicina Tropical e Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS) para as Políticas e Planeamento da Força de Trabalho em Saúde, a Associação para o Desenvolvimento e Cooperação Garcia de Orta (AGO) lança em Portugal aquele que será o projeto que constitui a resposta ao compromisso estabelecido pelos países lusófonos na Assembleia Geral da OMS em Alma-Ata.
A Rede Lusófona de CSP que será lançada irá funcionar através das ligações estabelecidas pelos investigadores e responsáveis dos diferentes países da rede de cooperação, procurando apoios para a elaboração e implementação de projetos que visem a investigação e intervenção em áreas estratégicas como Organização e Recursos Humanos da Saúde, Sistemas de Informação, Telemedicina e Governação e Qualidade.
A rede “Partilhar Saúde” surge como resposta ao movimento lançado, há pouco mais de 30 anos, pela Assembleia Geral da OMS em Alma-Ata que, apesar da participação ativa de vários países lusófonos, tem sofrido avanços e recuos, dependente dos diferentes contextos onde esta reforma tem sido implementada.