Reabilitação de infraestruturas e apoio ao Programa Bolsa da Mãe em Timor-Leste
Imagem
Reabilitação de infraestruturas e apoio ao Programa Bolsa da Mãe em Timor-Leste
Publicado em 06-06-2021

Decorreu, dia 4 de junho, a assinatura entre o Governo de Timor-Leste e o Governo da Austrália, de um Acordo da Contribuição Financeira Direta, com o montante de USD$ 15,5 milhões, para apoiar o Programa de Resiliência Comunitária e a Recuperação Económica.

Esta segunda fase da contribuição financeira será alocada ao Programa Nacional de Desenvolvimento dos Sucos (PNDS), com um montante de USD$ 10,5 milhões e será utilizada na reabilitação de infraestruturas básicas como estradas, muros, sistemas de drenagem, água potável, irrigação e clínicas em cerca de 200 sucos.

Os restantes $5 milhões serão alocados ao programa Bolsa da Mãe - Nova Geração (BdM JF - sigla em tétum) - um novo programa de assistência social para mulheres grávidas e crianças de tenra idade, cujo programa-piloto será lançado nos municípios de Ainaro e de Bobonaro, e na RAEOA, tendo como beneficiários mais de 40.000 pessoas. O objetivo deste Programa é reduzir a má nutrição e pobreza em Timor-Leste, tendo como alvo as mulheres grávidas e crianças dos zero aos dois anos. Este programa foi apresentado pelo Ministério da Solidariedade Social e Inclusão (MSSI) e foi aprovado pelo Conselho de Ministros no mês de fevereiro de 2021.

Os programas PNDS e BdM-JF serão implementados no contexto da resiliência comunitária e recuperação económica em Timor-Leste durante a pandemia global da COVID-19. Este orçamento específico será executado em 2 anos, de 1 de julho de 2021 a 30 de junho de 2023.
 

Mais informações sobre Reabilitação de infraestruturas e apoio ao Programa Bolsa da Mãe em Timor-Leste

 

Foto: Ministério da Administração Estatal de Timor-Leste