Reabertura do Parque da Cidade em Natal
Imagem
Reabertura do Parque da Cidade em Natal
Publicado em 06-06-2014
A prefeitura do Natal (Membro Associado da UCCLA), no Brasil, precedeu à reabertura do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, no dia 5 de junho. 
 
O evento, que coincidiu com o início da Semana do Ambiente em Natal (que este ano tem como tema “Sua atitude faz a diferença”) foi aberto pelo prefeito Carlos Eduardo e contou com apresentações especiais da Orquestra Sinfônica de Natal, Ballet Municipal e Coral Som das Águas da Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).  Foram, ainda, realizadas mesas redondas sobre Eco museologia e Poesia das Águas, lançamento do livro “Prata, São Francisco, Amazonas-União das águas: imaginário das grandes bacias fluviais brasileiras”, de Bené Fonteles em parceria com Marcelo Delduque, recentemente lançado pela Câmara Federal, em Brasília.
 
“O Parque da Cidade está sendo reaberto com seu memorial que conta a história da cidade desde a pré-história até a história contemporânea que é a Natal de hoje. É um parque de cultura, educação e lazer para natalenses, turistas e visitantes de todas as partes do mundo”, disse o prefeito Carlos Eduardo. Segundo ele, a obra do maior arquiteto do século XX, Oscar Niemeyer, foi um sonho que passou por muitos percalços até se tornar uma realidade.
 
Monumento de 45 metros de altura que abriga o Memorial Natal, o Parque da Cidade, inaugurado em 2008 e fechado de seguida, volta a oferecer à população o Núcleo de Educação Ambiental (NEA), a biblioteca e as atividades realizadas junto às escolas e universidades.
 
O Parque possui uma área de 132,36 hectares e está situado na Zona de Proteção Ambiental 1 (ZPA-1), entre os bairros de Candelária e Cidade Nova.  A recuperação do Parque foi iniciada em agosto do ano passado e custou R$ 3,6 milhões. Foram reestruturadas as partes elétrica e hidráulica, passeio público, biblioteca, auditório, e os dois acessos de Candelária e de Cidade Nova, este último com a reativação do teleférico.
 
Além disso, foi construído um anexo para o Setor de Manejo, responsável pela manutenção da unidade de conservação, compra e instalação de três novos elevadores para a Torre, que abriga um mirante da cidade e o Memorial Natal.