Reabertura do Museu da Língua Portuguesa

Reabertura do Museu da Língua Portuguesa

Passados seis anos do encerramento do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, Brasil, devido a um incêndio, a sua reabertura, no dia 31 de julho, contou com a presença de inúmeras personalidades dos mais variados cantos do mundo, estimando-se a presença de cerca de 260 milhões de participantes.

A reconstrução e reabertura do Museu da Língua Portuguesa foi uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Fundação Roberto Marinho e com o patrocínio principal da EDP. Conta, ainda, com o patrocínio do Grupo Globo, Grupo Itaú e Sabesp e com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Atualmente, a organização responsável pela sua gestão é o IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.

A cerimónia de reabertura do Museu da Língua Portuguesa teve lugar no dia 31 de julho de 2021, sendo que o dia 1 de agosto correspondeu ao primeiro dia de abertura ao público.

Conforme referido, várias individualidades estiveram presentes na iniciativa, de entre as quais, Jorge Carlos Fonseca, Presidente da República de Cabo Verde, que, na sua intervenção mencionou “Um museu da língua portuguesa, língua que nos une a todos,  uma língua que das suas origens galego-portuguesas, cresceu, desceu para o sul, chegou a África, à América Latina, à Ásia. (...) Que foi sendo recriada através de muitas falas, diferentes sotaques e, sobretudo, uma língua que foi cada vez mais apropriada e reconstruída e acarinhada. (...) Uma língua que que é falada por muitos milhões de pessoas e é uma língua que é de nós todos. É a língua os portugueses e os brasileiros, mas também é língua que é partilhada, cada vez mais, por milhões de angolanos, de moçambicanos, de cabo-verdianos. (...) Comunidades nossas espalhadas pelos quatro cantos do mundo!”.

Em seguida, Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República de Portugal, afirmou “Seis anos volvidos, aqui viemos para não esquecer as cinzas do passado, mas, a partir delas, construirmos o futuro. (...) aqui viemos para dizer que, uma língua é uma alma feita de milhões de almas, na qual se ama, se sofre, se cria, se chora, se ri, se pensa, se escreve, se fala. Aqui viemos para dizer que essas almas são, todas elas, diversas, como diversos são o tempo, o espaço, o ritmo, o tom, a grafia. Reinvenção da mesma língua, sinal da sua riqueza e da sua perenidade. Aqui viemos, para dizer, que universais que somos, atravessámos e atravessamos mares e, terras e, fronteiras e, encontros e desencontros, connosco levando a mesma língua feita de tantas multiformas, incessantes encarnações e dela fizemos a língua mais falada no hemisfério sul e das mais partilhadas noutras tão longínquas latitudes e longitudes.”

Após a sua intervenção, Marcelo Rebelo de Sousa, procedeu à entrega de uma Ordem Honorífica, criada em junho de 2021, nomeadamente a Ordem de Camões. Sendo o Museu da Língua Portuguesa o primeiro galardoado, como membro Honorário da Ordem de Camões. A Ordem de Camões tem como objetivo reconhecer pessoas individuais e coletivas que se destaquem na promoção da língua portuguesa, enquanto património imaterial de oito Estados e diversas comunidades falantes, espalhadas por vários continentes no mundo.


Veja aqui a transmissão da cerimónia de abertura do novo Museu da Língua Portuguesa

Veja aqui as fotografias da condecoração do Museu da Língua Portuguesa como membro Honorário da Ordem de Camões


Acerca do Museu da Língua Portuguesa:

Museu criado com a finalidade de valorizar a diversidade da língua portuguesa, assinalando a língua como elemento fulcral e fundador de uma cultura que hoje se encontra espalhada em vários continentes.

A sua primeira abertura ao público remonta ao ano de 2006, em São Paulo, considerando a sua localização - Estação da Luz - ter sido um dos principais pontos de passagem de muitos imigrantes chegados ao Brasil. Estima-se que, de 2006 a 2015, tenham passado por este museu, mais de 3,9 milhões de visitantes. Neste mesmo período recebeu 12 prémios, sendo o último, conforme mencionado acima, a Ordem de Camões atribuída pelo Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, em 2021, aquando da cerimónia de reabertura do museu.

Saiba mais sobre o Museu da Língua Portuguesa através do sítio oficial em www.museudalinguaportuguesa.org.br

Localização: Estação da Luz, São Paulo - Porão A, 01120-010, Brasil
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 16h30
Preço de entrada: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) / grátis para todos aos sábados
Crianças até 7 anos não pagam entrada

 

 

Publicado em 02-08-2021