Reaberto Museu Nacional da Escravatura

Reaberto Museu Nacional da Escravatura

O Museu Nacional da Escravatura, em Belas (Membro Associado da UCCLA), em Angola, reabriu dia 7 de setembro, com a presença da ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, e do diretor do museu, Valdimir Fortunato.
 
A inauguração, que surge com uma exposição permanente, enquadra-se no programa de atividades do II Festival Nacional de Cultura (Fenacult2014). A exposição é composta por fotos que retratam as cerimónias de batismo dos escravos, antes da partida para a Europa e América, bem como o processo de embarque e desembarque. A coleção é ainda integrada por peças de armamento usado pelos colonizadores e pelos colonizados.
 
Segundo Vladimir Fortunato, a reabertura pública da instituição vai contribuir para a transmissão de informações sobre o processo de escravatura em Angola. “A recuperação e o resgate dos factos que configuram este período triste da nossa história é de capital importância para a compreensão de certos fenómenos atuais". Acrescentou que o objetivo principal é o aumento da consciencialização do público para a problemática da escravatura e do tráfico de escravos, enquanto prática desumana e cruel.
 
O Museu Nacional da Escravatura foi fundado a 17 de Dezembro de 1977 e é uma instituição de investigação científica, cuja instalação compreende cinco compartimentos onde está exposta uma síntese da História da Escravatura e do tráfico de escravos, reportando à época que lhe corresponde.

 
 
 
Publicado em 08-09-2014