Foi assinado, no dia 10 de maio, um protocolo de cooperação entre a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e o Instituto Diocesano de Formação (IDF) de São Tomé e Príncipe, com vista ao reforço da divulgação da língua portuguesa.
Neste protocolo, assinado pelo Secretário-Geral da UCCLA, Miguel Anacoreta Correia, e pela presidente do IDF, Isaura Carvalho, a UCCLA responsabiliza-se pela recolha, seleção e entrega de livros - privilegiando a literatura infanto-juvenil - ao IDF, o qual os colocará na sua Biblioteca, bem como distribuirá a outras escolas de S. Tomé e Príncipe livros que sobrem.
O IDF pode vender livros em ações promotoras da leitura, por preços simbólicos acordados previamente com a UCCLA, cuja receita reverterá para a organização da “Festa do Livro”.
Os responsáveis congratularam-se com este acordo, que irá permitir a disponibilização de material de leitura a milhares de crianças de São Tomé, que têm carência de livros.
De salientar que o IDT trabalha na formação integral dos seus alunos, fornecendo à criança ou ao jovem as ferramentas para que possa desempenhar bem o seu papel de cidadão.